sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Reunião traça estratégias para realização da AGRITEC em São Raimundo das Mangabeiras


São Raimundo das Mangabeiras sediará, entre os dias 24 e 26 de abril, a Feira de Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão (AGRITEC) do Território do Cerrado Sul Maranhense, evento promovido pelo governo do Estado do Maranhão em parceria com diversas entidades. Nesse dia 25 de janeiro, foi realizada a primeira reunião de alinhamento do evento, no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de São Raimundo das Mangabeiras.

O encontrou contou com a presença de representantes da Prefeitura de São Raimundo das Mangabeiras, Prefeitura de Balsas e Prefeitura de Sambaíba, bem como do Sistema SAF (SAF, AGERP, ITERMA), Embrapa, Sebrae, IFMA, IBGE, AGED, Vigilância Sanitária do Maranhão, Associações, Cooperativas e Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais das cidades de Balsas, Carolina, Feira Nova do Maranhão, Fortaleza dos Nogueiras, Loreto, Riachão, Sambaíba, São Domingos do Azeitão, São Félix de Balsas e São Raimundo das Mangabeiras.

O Secretário de Agricultura Familiar de São Raimundo das Mangabeiras, Isaias Lima, enfatizou que a Prefeitura Municipal estará acompanhando e participando de todas as etapas para realização da AGRITEC no Município. “É uma Feira Regional, mas o Município de Mangabeiras tem as suas responsabilidades na execução dela”, disse.

“A AGRITEC é um chamamento para a sociedade da região para a importância da produção de alimentos saudáveis, que vem da agricultura familiar, na geração de renda para as famílias, qualidade de vida e o fortalecimento da economia de toda a região, através dessa agricultura forte”, ressaltou Chico Sales, Secretário Adjunto de Organização Produtiva da SAF (Secretaria de Estado de Agricultura Familiar).

Luciene dias Figueiredo, Secretária Adjunta de Extrativismo, Povos e Comunidades Tradicionais da SAF, destacou que a AGRITEC do Cerrado Sul Maranhense é uma oportunidade para que a Agricultura Familiar da Região mostre o seu potencial. “Nós temos muitos agricultores e agricultoras que lidam tanto com a parte da agricultura como do extrativismo, então é um sistema agroextrativista”, ponderou.

O Gestor Regional da AGERP na Regional de Balsas, Aldecy Pereira, informou que a AGERP ajudará em diversas ações para a concretização da AGRITEC, como na montagem das vitrines tecnológicas, no processo de capacitação, de oficinas e seminários, dentre outros. “A AGERP é mais um reforço, é mais um apoio a esse processo de organização da agricultura familiar aqui do Cerrado Sul Maranhense”, afirmou.

O Presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Loreto, Pedro Paulo, disse que a Agritec é um importante momento para o fortalecimento da Agricultura Familiar, bem como para o debate de políticas públicas. “Acreditamos que é um momento impar para a agricultura familiar, tendo em vista a necessidade gritante que essa região precisa para esse momento de debate com o estado e os agricultores”, disse.

O SEBRAE é um dos parceiros para a realização da AGRITEC e ofertará diversos serviços durante a mesma, como capacitação, consultorias e apresentação de modelos de negócios. “A nossa expectativa é que essa Feira possa trazer, não somente para o município de São Raimundo das Mangabeiras, mas para toda a região do Cerrado Sul do Estado, novas experiências, novas tecnologias, e que, de fato, os agricultores, que são o público alvo desse evento, possam se apoderar disso e trazerem e colocarem em prática na vivencia, para melhorar sua qualidade de vida, para melhorar sua produtividade”, ressaltou André Veras, Gestor de Atendimento do SEBRAE na Unidade Regional de Balsas.

A segunda reunião com o comitê de organização acontecerá no dia 05 de Fevereiro, em São Raimundo das Mangabeiras.

A Prefeitura de São Raimundo das Mangabeiras apoia a realização da Agritec no Município, sendo a Secretaria de Agricultura Familiar o órgão Municipal que estará acompanhando todos os preparativos para a realização do evento, além de outros setores, como o de Comunicação, que ajudará na divulgação do mesmo.