quinta-feira, 20 de março de 2014

Sepultado ex-prefeito Francisco Cardoso da Silva; Cerimônia de corpo presente lotou igreja Matriz

Foi realizada na tarde desta quarta-feira, 19, a missa de corpo presente do ex-prefeito Francisco Cardoso da Silva, que morreu nesta terça-feira,18, em Teresina-PI. Após a cerimônia e homenagens, que duraram quase três horas, aconteceu o sepultamento no cemitério local, com honras militares, pois Cardoso também foi sargento da Polícia Militar do Maranhão. A missa teve como celebrante o padre Jorge.

Francisco Cardoso tinha 70 anos e foi prefeito de São Raimundo das Mangabeiras por três mandatos, 1989-1992, 2001-2004 e 2005-2008. Cardoso foi vice-prefeito entre 1976 e 1982, no mandato de José Pedro, que também faleceu esta semana.

Entre homenagens e moções de pesar, diversos oradores relembraram o pai de família, o cidadão e o político Francisco Cardoso. A emoção dos familiares e amigos tocou a todos os presentes.

O momento das homenagens foi conduzido por Irany Queiroz, que foi secretária de educação nas gestões de Cardoso entre 2001 e 2008. Diversas pessoas fizeram relatos sobre a convivência com o ex-prefeito. Moradores de diversos bairros da cidade, como: Vila Cardoso, Vila Ceci e São José, bem como dos povoados Morro do Chupé e Canto Grande, falaram das ações de Francisco Cardoso, enquanto prefeito, em cada localidade.

A câmara municipal, representada por sete dos onze vereadores, prestou solidariedade à família. O presidente, Júlio da Foto Layser, fez leitura da moção de pesar emitida pela câmara e que foi assinada por todos os vereadores. Júlio disse que Cardoso “foi um dos melhores e maiores prefeitos de São Raimundo das Mangabeiras”.

O comandante da polícia Militar no município, Tenente Furtado, disse que “Polícia Militar está de luto”, fazendo menção ao fato de Francisco Cardoso ter servido à PM. Quando veio para São Raimundo das Mangabeiras, nos anos 1960, Cardoso era Sargento. À época, ele foi nomeado delegado da cidade.

O Vice-Prefeito, Charlis Maia, a Secretária de Educação, Teresinha Brito, a Coordenadora Geral de Educação, Edinalva Solino, e diretores das escolas municipais que foram construídas nas gestões de Francisco Cardoso, apresentaram os votos de pêsames aos familiares e relembraram ações desenvolvidas por Cardoso quando foi prefeito. Charlis Maia justificou a ausência do prefeito Francismar Carvalho, que “por motivo superior” não participou da cerimônia. Ainda na participação da prefeitura, os jovens Késsia Pinto e Emanuel cantaram uma canção religiosa, que falava de fé.

O prefeito de Balsas, Luis Rocha Filho (Rochinha), participou da cerimônia e falou aos filhos de Cardoso, dizendo que “as pessoas se vão, mas o legado é para ficar”. Ele disse que, “especialmente, a população mais carente de Mangabeiras é quem hoje chora pela partida do ex-prefeito Cardoso”.

Francismar Furtado, acompanhada de secretários (as) municipais das gestões de Francisco Cardoso, disse, dentre outros pontos, que: “Ceci e Cardoso chegavam na casa dos amigos realmente naquelas horas mais necessitadas”. Francismar, que foi secretária de Saúde na gestão de Cardoso, disse que “todos os ensinamentos deixados são dádivas” e que todos os familiares os “guardarão na memória para sempre”.

A Professora Solange fez uma explanação da vida de Francisco Cardoso, falando da relação dele com os filhos, as noras, os netos e com todos os familiares. Falou também do jeito como o ex-prefeito fazia política, “sempre próximo ao povo”.

No encerramento da cerimônia, os filhos de Cardoso subiram ao altar e Ítalo Cardoso agradeceu, emocionado, em nome de todos os filhos e demais familiares, a todos que participaram da despedida do seu pai.

“Dizer à comunidade, nossos amigos, nossa família que veio de tão longe, de São Bernardo, que o nosso pai, o nosso amigo, o homem Cardoso, para nós, foi, é e sempre será motivo de orgulho, motivo de estimulo. Um homem otimista, um homem positivista, um homem que não via barreiras, um homem que, problemas para ele, todos tinham solução, todos eram superáveis, um homem de moral... um homem que nos criou como filhos de sargento de policia e de uma professora... ”, disse Ítalo em parte de sua fala de agradecimento pelos gestos solidários.

Ítalo agradeceu, “em especial”, à Darléia, atual esposa de Cardoso, “que teve a paciência, o cuidado, o zelo de cuidar do nosso pai em seus últimos anos de vida”.

Desde a chegada do corpo à cidade, na tarde de terça-feira, muitas pessoas passaram pela casa de Francisco Cardoso para dar o ultimo adeus. Populares, políticos da cidade, da região e do estado passaram pelo velório, dentre eles, o deputado Estadual Edilázio Junior, aliado político da família.





Confira mais fotos em nossa página no Facebook, clicando abaixo.