quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Manifestantes bloqueiam BR 230 durante protesto por melhorias na distribuição de água em Mangabeiras



Foi realizada nesta quinta-feira, 22 de agosto, uma manifestação em defesa da melhoria da distribuição de água em São Raimundo das Mangabeiras. A manifestação foi organizada por membros do Grupo Político Inovar, composto por lideranças politicas simpatizantes e filadas ao PSL (Partido do Presidente Jair Bolsonaro), tendo contado com a participação de diversos segmentos da sociedade.

A população da cidade vem sofrendo com constantes problemas no sistema abastecimento de água, que é gerenciado pela Caema. Na última semana, a adutora do sistema rompeu 08 vezes, conforme relatou o encarregado pelo sistema em visita à Câmara de Vereadores, na segunda-feira, dia 19.

A manifestação começou de forma pacífica, em frente à loja Casa do Fazendeiro, na BR 230. Em seguida, manifestantes intensificaram o ato e bloquearam a BR 230, na saída para Balsas, ateando fogo em pneus e montando acampamento na pista. A Policia Rodoviária Federal esteve no local  e negociou a desobstrução da pista, que ocorreu por volta das 14h.



A ação dos manifestantes em bloquear a via dividiu opiniões, algumas favoráveis à forma mais radical do movimento e outros contrários à interrupção do direito de ir e vir dos que necessitavam trafegar pela via. O fato da manifestação ter sido organizada por um grupo político ajudou a dividir os ânimos quanto à eficacia do ato, o que gerou os comentários de apoio e rejeição. Sinal de que a cidade já começa a entrar no clima da pré-campanha eleitoral de 2020, com os grupos políticos começando a se articular e traçar estratégias de ação.



Enquanto o problema do abastecimento de água não é resolvido, a população continua clamando por melhorias no sistema. O governador do estado, Flávio Dino (PCdoB), prometeu investimentos da ordem de 5 milhões de reais para o sistema de abastecimento de água, o que ainda não saiu do campo da promessa.

Em nota divulgada nesta quarta-feira, 21, o Governo do Estado informou que “há projetos para remanejamento da adutora, impermeabilização do reservatório e reforma da ETA, com melhoria na captação de água bruta – projetos que encontram-se em fase de elaboração para, então, seguir para licitação.”

Confira a nota emitida pelo governo do estado:

A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) esclarece à população de São Raimundo das Mangabeiras que vem realizando diversas intervenções para melhorar a qualidade dos serviços prestados no município. Já foram realizados reparos na Estação de Tratamento de Água (ETA), retirada de vazamentos na adutora que alimenta o Reservatório da cidade (vazamentos provocados por terceiros) e, também, intervenções para desobstrução das redes de distribuição de água. Além dessas ações, há projetos para remanejamento da adutora, impermeabilização do reservatório e reforma da ETA, com melhoria na captação de água bruta – projetos que encontram-se em fase de elaboração para, então, seguir para licitação. A Caema pede desculpas pelos transtornos causados e reafirma seu comprometimento em fornecer água de qualidade à população maranhense.











Vereador Cobra reúne-se com diretores da Caema em busca de melhorias do abastecimento de água em Mangabeiras

Caema faz intervenções objetivando melhorar distribuição de água em Mangabeiras

Manifestação cobra melhorias nos serviços da Caema em São Raimundo das Mangabeiras

Executivo Municipal participa de reunião para debater problemas nos serviços da Caema em Mangabeiras

Caema é condenada a melhorar abastecimento de água em Mangabeiras e é multada em 8,3 milhões

Problemas no sistema de abastecimento de água da Caema causa transtornos à população de Mangabeiras

Sistema de tratamento de água de Mangabeiras passou por limpeza nesta terça-feira (25)

Após incidente, instalada nova tampa no reservatório de água que abastece Mangabeiras

Presos suspeitos de banharem na caixa d´água da Caema em Mangabeiras; Caixa passou por limpeza

Rompimento de canos paralisa estação de tratamento de água de São Raimundo das Mangabeiras

Superintendente Regional Felix Resplandes visita escritório da Caema de São Raimundo das Mangabeiras

CAEMA troca peça danificada, mas outra peça quebrou quando a bomba foi ligada; Problema de abastecimento continua

Caema esclarece falta de água em São Raimundo das Mangabeiras