quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Profissioanais da saúde realizam audiência sobre meningite em São Raimundo das Mangabeiras

A equipe de saúde que está na região sul do Maranhão no combate ao surto de meningite que atinge a região esteve em São Raimundo das Mangabeiras, na tarde desta quarta feira (12), proferindo palestra sobre a meningite e esclarecendo a população sobre a situação na região. Segundo os técnicos, até a tarde de quarta feira haviam sido registrados 37 casos suspeitos e 7 mortes.

A equipe informou também que serão vacinadas as pessoas na faixa-etária entre 3 e 39 anos.

Na manhã desta quarta feira a equipe esteve em Loreto. A audiência para esclarecimento da população de São Raimundo das Mangabeiras, foi coordenada por Daniel Borges, enfermeiro e khalil Feitosa, médico, ambos do GTA (Grupo Tático Aereo do Maranhão); e contou com presença Adilton Costa, secretário de Sáude de São Raimundo das Mangabeiras, Maria de Lurdes, da secretaria de Estado da Saúde, alem de outros profissionais da saúde.Durante a audiência a população tirou dúvidas quanto a doença.

Surto

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou, nesta quarta-feira (12), a existência de mais um caso de contaminação por meningite em municípios da região sul do Maranhão. Com mais este, sobe para dez o número casos da doença em Sambaíba, Loreto, São Raimundo das Mangabeiras, Balsas e Feira Nova do Maranhão.

Até o momento, a SES investiga mais 19 casos, além dos 34 suspeitos já contabilizados até a última terça-feira (11). Outros dois, um em Balsas e o outro em Feira Nova, foram descartados como sendo de meningite.

De acordo com a Secretaria, desde quando foram detectados os primeiros casos da doença na região, aconteceram sete mortes. No entanto, somente uma destas foi confirmada como sendo ocasionada por meningite. Os casos restantes continuam sendo investigados para que sejam apuradas as causas dos óbitos.

Combate a meningite está sendo feito com ajuda de apoio aéreo. Equipe desembarca em São Raimundo das Mangabeiras para participar de audiência sobre a doença.