sexta-feira, 16 de agosto de 2019

Halo solar é observado em São Raimundo das Mangabeiras


Durante a manhã desta sexta-feira, 16 de agosto, a população de São Raimundo das Mangabeiras ficou vislumbrada com um halo solar, um fenômeno óptico caracterizado pelo surgimento de um círculo ao redor do sol.

Nas redes sociais e aplicativos de mensagens, o fenômeno foi bastante compartilhado pelos moradores da cidade. Muitos aproveitaram para pesquisar sobre o mesmo. Também teve meme e relações do fenômeno a questões religiosas e misticas.

Dentre as citações religiosas, alguns lembraram do texto bíblico, Lucas 21:25: "E haverá sinais no sol e na lua e nas estrelas; e na terra angústia das nações, em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas".



O Canal Bio Tube IFMA fez um vídeo com explicações do Fenômeno. Assista!












Entenda o Halo Solar

O Halo Solar é um fenômeno óptico caracterizado pelo surgimento de um círculo ao redor do sol. Ocorre na troposfera, a cerca de 17 quilômetros de altitude, quando a luz do sol é refletida e refratada por cristais de gelo presentes na atmosfera terrestre, causando assim a dispersão da luz. O formato circular está ligado à estrutura hexagonal desses cristais.

O fenômeno da refração consiste na mudança de direção e velocidade da luz ao passar de um meio para o outro. Os cristais de gelo presentes na atmosfera funcionam como pequenos prismas que decompõem a luz branca do sol nas cores primárias, formando assim o halo solar de forma semelhante ao que ocorre com o arco-íris.

Assim como acontece no sol, ao redor da lua também pode surgir o halo. A formação de um halo lunar ocorre da mesma forma que o solar, porém, a visualização das cores escuras é mais difícil, sendo possível observar melhor apenas as cores mais claras.

Com informações do site Brasil Escola
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...