sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Universitários desenvolvem projeto em São Raimundo das Mangabeiras

Na segunda e terça-feira, dias 1° e 2 de Agosto, universitários, filhos de São Raimundo das Mangabeiras que estudam em diversas universidades, desenvolveram na cidade o projeto “Universitários em Prol da Educação”, com o objetivo de incentivar os estudantes do ensino médio das redes estadual e federal a se interessarem por seguir os estudos após o ensino médio, mostrando aos alunos que a educação é a base para o desenvolvimento de si mesmos, de suas famílias e da sociedade.

Durante as palestras, os jovens contaram suas experiências de quando estavam no ensino médio, falaram da importância de fazer um curso superior e agradeceram o trabalho dos professores e da importância dos mesmos serem valorizados pelos alunos. Os universitários levaram uma mensagem de incentivo aos jovens mangabeirenses, mostrando que os mesmos são capazes de, também, se tornarem universitários, batalhar pelos seus objetivos e contribuir para a melhoria da cidade, estando engajados nas questões sociais e políticas, abrindo o pensamento para um raciocínio crítico da realidade.

“Os alunos chegam ao terceiro ano do ensino médio e pensam que já estam formado e não é bem assim. É um pensamento que eu tinha quando estava no ensino médio e que muitos jovens ainda tem. Um dos objetivos desse projeto é ajudar esses jovens a mudarem esse pensamento, pois não tive incentivos que me fizessem pensar alem do ensino médio, e mostrando e conscientizando que os mesmos se preparando no ensino fundamental e médio, que é uma base para universidade, eles irão sentir menos dificuldade para a absorção de conhecimento, o que vai facilitar a vida acadêmica dos mesmos” disse Gildeon Sousa, universitário criador do projeto.

O grupo visitou as escolas, Centro de Ensino São Raimundo Nonato, Monsenhor Barros e o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA, Campus de São Raimundo das Mangabeiras.

O projeto foi criado pelo universitário Gildeon Sousa, aluno do 4° período de Direito do UNICEUMA e seus amigos universitários das redes estadual e particular, André Kondo – UNIBALSAS, Diogo Cirqueira – UNICEUMA, Raiza Martins – FACAM, Richelle Borges – UEMA, Tayza Dias – FACID, Angelina Barros – UNICEUMA, Aylana Mara – UEMA, Adriel Carvalho – UNICESP, Roterdan Dias - UEMA e Thayza Barros - UEMA; o grupo contou também com a participação de Laureany Bezerra, aluna do IFMA campus São Raimundo das Mangabeiras que incentivou os alunos da rede estadual a se interessarem por ingressar no Instituto Federal; e Daniel Silva, que auxiliou na organização e divulgação do projeto.


Da esquera, Laureany Bezerra, Raiza Martins, Richelle Borges e Diogo Cirqueira duranta palestra na escola São Raimundo Nonato.

Gildeon Sousa incentivando a educaçao, divulgando suas experiências no ultimo congresso da UNE do dia 13 a 17 de julho que aconteceu em Goiania. A esquerda Angeline e Taiza Dias.