sábado, 14 de julho de 2018

Semana de Agricultura Familiar do IFMA Mangabeiras proporciona mais qualificação a produtores rurais


A VII Semana de Agricultura Familiar do IFMA-Campus São Raimundo das Mangabeiras foi realizada entre os dias 09 e 13 julho. O evento contou com diversos cursos voltados ao desenvolvimento da agricultura familiar do sul do Maranhão, como: Agricultura Orgânica; Avicultura de postura; Ovinocaprinocultura; Beneficiamento, conservação e transformação de pescado; Produção de conservas vegetais, compotas, frutos cristalizados e desidratados; Aplicação de agrotóxicos utilizando pulverizador costal manual; e Operação de máquinas e regulagem de implementos agrícolas para preparo e correção do solo.

 Assista!



Ao final da semana, na sexta-feira, dia 13, o campus esteve de portas abertas para toda a comunidade, com a realização de um dia de campo, momento em que foram apresentadas as vitrines tecnológicas desenvolvidas por professores e alunos: Avicultura de Corte e Postura; Sistema PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável), que possibilita a produção orgânica de hortaliças, frutas e pequenos animais numa mesma área disposta em forma circular; Alimentos biofortificados, que são alimentos com maior concentração de vitaminas e minerais; Melancia;  sistemas alternativos de irrigação, como sistema xique – xique, microaspersão alternativo e canteiro econômico. Os visitantes conheceram, ainda, a unidade de Ovinocaprinocultura.

A realização da programação envolveu a parceria entre o IFMA e diversas entidades, como a Prefeitura Municipal, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, SENAR, Senac e Coopevida.