sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Câmara de Mangabeiras utilizará tecnologias de informação e comunicação em parceria com o Senado Federal


A Câmara de Vereadores de São Raimundo das Mangabeiras está iniciando o processo de configuração do novo Portal Oficial e do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), disponibilizados pelo Programa Interlegis do Senado Federal.

O convênio entre a Câmara Municipal e o Interlegis foi reforçado pelo Presidente da Câmara, Vereador Irmão Leonardo, que esteve em Brasília no ultimo dia 13 de fevereiro, juntamente com o Vereador Júlio Foto Layser, para conversar com servidores do senado e solicitar a instalação dos produtos disponibilizados pelo Interlegis.
O Presidente da Câmara, Vereador Irmão Leonardo, durante visita ao Programa Interlegis, no dia 13 de fevereiro.

Além do Portal Modelo e do SAPL, a Câmara também passará a contar com E-mail Legislativo e o e-Democracia, uma plataforma desenvolvida pela Câmara dos Deputados e disponibilizada pelo Programa Interlegis para câmaras municipais e assembleias legislativas que visa aproximar, ainda mais, os parlamentares dos cidadãos, fortalecendo a representatividade do mandato. O e-Democracia divulga as proposições legislativas e permite que o cidadão participe do debate e da elaboração das leis.


Mudanças

Com a parceria com o Interlegis, o portal da Câmara passará a ter um novo endereço, agora com o domínio .leg.br, exclusivo para o poder legislativo, tanto federal como estaduais e municipais. O novo domínio ficou mais curto, sendo: saoraimundodasmangabeiras.ma.leg.br. O site já está sendo configurado e deverá estar em pleno funcionamento até o fim do mês de março. No processo de transição, o portal antigo continua no ar, no seguinte endereço: camaradesaoraimundodasmangabeiras.ma.gov.br.

O SAPL (Sistema de Apoio ao Processo Legislativo) é uma ferramenta que informatiza o Processo Legislativo , sem custos financeiros para a Câmara. Entre suas principais funções estão: Elaboração de proposições; Protocolo e tramitação das matérias legislativas; Organização das sessões plenárias; Manutenção da base de leis e consultas às informações sobre mesa Diretora, Comissões, Parlamentares, Ordem do dia, Votações, etc.

Com o uso das novas ferramentas online, aliadas às redes sociais e comunicação através dos veículos de massa (Rádio e TV), a Câmara de Vereadores de São Raimundo das Mangabeiras vem trabalhando para estar cada vez mais em sintonia com os anseios da população, atuando com transparência, promovendo, assim, o fortalecimento da democracia.

Sobre o Interlegis
O Interlegis é um programa do Senado Federal, executado pelo Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) e existe desde 1997. O objetivo é fortalecer institucionalmente o Poder Legislativo brasileiro, por meio do estímulo à modernização, integração e cooperação, entre as casas legislativas nas esferas federal, estadual, municipal e distrital.

Sem custos para as casas parceiras, o Programa disponibiliza vários produtos e serviços, entre cursos a distância (Saberes), treinamentos presenciais e ferramentas tecnológicas, sempre privilegiando o uso de sistemas não proprietários, ou seja, que possam ser gratuitamente customizados e aprimorados pela Comunidade Legislativa.

As ferramentas desenvolvidas pelo Interlegis possibilitam a criação de portais na internet personalizados para as câmaras municipais e outras instituições conveniadas (Portal Modelo); seu armazenamento no datacenter do Programa (hospedagem); a identificação adequada das casas legislativas nos endereços eletrônicos (domínio .leg.br); além da automação de todo o processo legislativo, inclusive painel de votação (Sistema de Apoio ao Processo Legislativo - SAPL).