quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Câmara de São Raimundo das Mangabeiras (MA) solicita produtos Interlegis


Irmão Leonardo, presidente da Câmara de São Raimundo das Mangabeiras, visitou na manhã desta quarta-feira, 13/02, a sede do Interlegis, Programa vinculado ao Senado Federal, para solicitar a instalação de uma série de produtos disponibilizados pelo Programa. Outro objetivo era agendar treinamento para os servidores da casa se capacitarem no uso das ferramentas tecnológicas. Ele estava acompanhado do 1º Secretário da Câmara, vereador Júlio da Foto Layser, e do assessor João Batista, responsável pela área técnica.

Uma das principais preocupações da nova mesa da Câmara de São Raimundo das Mangabeiras é substituir o atual portal de internet da casa, que é pago, pelo Portal Modelo, fornecido gratuitamente pelo Interlegis. Em conjunto, o presidente gostaria que o técnico pudesse receber treinamento para o uso do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), ferramenta que a Câmara já dispõe, mas ainda sem utilizá-la plenamente.

Janary Nunes, servidor do Interlegis que recebeu o grupo, explicou que eles terão que aguardar a realização de uma Oficina Interlegis na região ou tentarem organizar um grupo de Câmaras para sediar o treinamento. Ele disse ainda que um pedido neste sentido deve ser dirigido a um senador do Estado, que encaminha ao Primeiro Secretário do Senado e este, por sua vez, ao diretor-executivo do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), ao qual o Programa Interlegis está vinculado.

Com os ofícios já em mãos, o vereador Irmão Leonardo elencou ainda outras ferramentas às quais a Câmara gostaria de poder contar: e-Democracia, e-mail legislativo, domínio .leg.br, hospedagem do Portal Modelo e do SAPL. Por fim, também solicitaram a possibilidade de terem a Oficina de Revisão e Atualização de Marcos Jurídicos. Segundo ele, a Lei Orgânica Municipal é antiga, do tempo em que o hoje ministro do Tribunal de Contas da União, Raimundo Carreiro, também ex-secretário geral do Senado, foi presidente da Câmara.

Com informações do site Interlegis