terça-feira, 24 de outubro de 2023

IFMA de São Raimundo das Mangabeiras realiza Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2023


Estudantes e professores do Instituto Federal do Maranhão – IFMA Campus São Raimundo das Mangabeiras, apresentaram pesquisas e ministraram palestras na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), realizada entre 16 e 20 de outubro. O evento objetiva aproximar a ciência e a tecnologia da população, divulgando as pesquisas de forma acessível, interativa e lúdica.

Com o tema “Ciências básicas para o desenvolvimento sustentável”, os estudantes apresentaram projetos que englobam as ciências naturais, agroecologia e robótica, aliando o desenvolvimento à consciência ecológica. Na ocasião, também foi realizado o Seminário de Iniciação Científica - SEMIC 2023, onde alunos apresentaram os resultados de suas pesquisas, desenvolvidas ao longo de um ano de trabalho.

O evento contou com diversos stands para exposição de trabalhos em cada dia de programação, todos voltados para o tema da sustentabilidade, desde as boas práticas de produção agroecológica até a reciclagem como medida socioambiental e educativa.

De acordo com o professor Tiago Macedo, a SNCT é uma semana dedicada a expor e discutir ciência e tecnologia, bem como inserir os alunos no universo da pesquisa integrada ao ensino e à extensão, resultando em trabalhos e projetos que beneficiem a população, gerando impacto socioambiental positivo.






Sobre a SNTC

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é um evento anual que discute através de um tema central a ciência, tecnologia e a cultura, desde o ensino médio até a graduação. Em 2023, o IFMA Campus São Raimundo das Mangabeiras realizou a edição da feira tendo como objetivo refletir sobre o “Ciências básicas para o desenvolvimento sustentável”.

O evento contou com a produção de trabalhos científicos, palestra, apresentações orais, feira de ciências, minicurso e oficinas, no intuito de contribuir com o processo de ensino-aprendizagem dos educandos do IFMA, como também, em discussões acadêmicas com a comunidade local e regional.