domingo, 28 de maio de 2017

Semana do Meio Ambiente em Mangabeiras alertará sobre problemas ambientais no Rio Cachoeira



A Prefeitura de São Raimundo das Mangabeiras, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com o apoio da Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde, Secretaria de Agricultura Familiar, Coordenação dos Programas Sociais da Assistência Social e de outros órgãos, promoverá diversas atividades durante a Semana do Meio Ambiente, a partir de segunda-feira, dia 29 de maio, seguindo até e dia 05 de Junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, data em que será realizada uma audiência pública de culminância da campanha “Rio Cachoeira – Suas águas, Nossa Vida!”.

As atividades alertarão a comunidade em geral sobre os problemas ambientais, especialmente os enfrentados pelo Rio Cachoeira, que abastece a maior parte da população do município. Durante semana serão realizadas palestras nas escolas, na Rádio Comunitária FM Rio Neves e TV Atual. As palestras contarão com a participação de representantes da Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Educação, Secretaria de Agricultura Familiar, Secretaria de Saúde, IFMA Campus São Raimundo das Mangabeiras, Escola São Raimundo Nonato, da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (AGERP) e Igreja Católica, que divulgará ações propostas pela Campanha da Fraternidade 2017. O Ministério Público do Maranhão, através da Promotoria da Comarca, também estará participando das atividades.

Na culminância da campanha, no dia 05 de junho, será realizada uma audiência pública, a partir das 15h, no templo da 1ª Igreja Batista. Durante a audiência, dentre outros pontos, será divulgado um trabalho diagnóstico da situação do Rio Cachoeira, momento em que a sociedade debaterá formas de preservar o Rio Cachoeira e todos os seus afluentes, bem como outras áreas do município que encontram-se ameaçadas.

Segundo a Prefeitura, com a ação, o governo municipal espera contar com o apoio e colaboração de toda a sociedade para ajudar na preservação da diversidade ecológica, incentivando práticas sustentáveis de uso dos recursos naturais, garantindo assim um ambiente para as atuais e futuras gerações.