quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Alunos do Curso de Biologia de Mangabeiras conhecem campos de atuação do biológo, em São Luís

Fonte: IFMA - Instituto Federal do Maranhão

Por Wanderson Lima

Estudantes do curso superior de Biologia do Campus São Raimundo das Mangabeiras estiveram em São Luís para conhecer alguns campos de atuação do profissional da Biologia. Eles conheceram laboratórios da Universidade Federal do Maranhão, tiveram uma aula de campo em um manguezal e ainda visitaram laboratório forense.

Os jovens conheceram os laboratórios do curso de Ciências Biológicas e do Departamento de Oceanografia e Limnologia, e ainda visitaram o herbário da professora Terezinha Rêgo na UFMA. A visita ao herbário despertou no grupo a intenção de firmar uma parceria para implantação de um projeto de horta medicinal, que poderá culminar com a prestação de serviços para a comunidade mangabeirense.

Os futuros biólogos tiveram seu primeiro contato com o manguezal em uma aula de campo, na praia do Araçagy. O trabalho foi finalizado com a visita ao projeto Orla Viva, no qual os professores de Biologia Maurício Mendonça (UFMA) e José Maria (rede estadual) apresentaram uma parte da biodiversidade marinha do litoral maranhense e de outras regiões, tendo em vista exemplares e aquários em exposição.

O grupo ainda fez uma visita ao laboratório de Biologia Molecular Forense, no Fórum Desembargador Sarney Costa, no qual são feitas análises de DNA para determinação de paternidade.

As atividades foram organizadas pelos professores Paulo Roberto Lima e Ione Marly Arouche Lima. "Como fruto desse trabalho, alguns alunos, que ainda tinham dúvidas quanto a sua permanência no curso, declararam estarem decididos a não somente concluírem, mas a definirem ainda no início em que área atuarão".