segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Realizada caminhada e missa em memória de vítimas fatais do trânsito em São Raimundo das Mangabeiras

Fonte: Comunicação Prefeitura de São Raimundo das Mangabeiras

A Coordenação Geral de Ensino, da Secretaria Municipal de Educação de São Raimundo das Mangabeiras, em parceria com a Igreja Católica, empresas e instituições de interesse publico realizou no sábado, 1º de novembro, uma caminhada e Missa em memória às Vítimas Fatais em acidentes de Trânsito, principalmente da curva mais perigosa entre São Raimundo das Mangabeiras e Sambaíba. A missa foi celebrada pelo Bispo da Diocese de Balsas, Dom Enemésio e pelo padre Jorge. A caminhada teve início por volta das 6 da manhã e a missa por volta das 7 horas.

O evento faz parte da 1ª Campanha de Sensibilização e Mobilização da Sociedade Mangabeirense em defesa do direito de ir e vir e preservação da vida, com o tema: Campanha Trânsito e Vida – “No Trânsito, seja sua a atitude que fará a diferença!”. Durante a missa, aconteceram homenagens às vítimas de trânsito, o Bispo Dom Enemésio fez um apelo para que as pessoas tenham “mais juízo” e “mais cuidado” no trânsito e foi lida uma mensagem da “dona Loura”, mãe do jovem Edivaldo Trajano Costa, que faleceu em 2011 em um acidente próximo ao local da missa.


“A gente pede que não pare aqui, que seja só o inicio de outros movimentos, de outras caminhadas, de outras passeatas, outras romarias para que possamos dar um fim nessas mortes no trânsito, para que os condutores de veículos tenham consciência de respeitar as leis de trânsito para que vidas não sejam ceifadas”, destacou o Comandante da Polícia Militar no município, Tenente Furtado, que acompanhou toda a programação.

A professora Edinalva Solino, Coordenadora Geral de Ensino e idealizadora da ação, disse que a campanha está apenas no inicio e que a mesma vai continuar, conclamando a sociedade para que seja “mais consciente, mais tolerante, mais cuidadosa com a própria vida, com a vida do outro, quando o assunto é trânsito”.

“A presença de Dom Enemésio aqui só confirma quão é importante essa situação do trânsito em Mangabeiras, os dados são alarmantes [...] e por tudo isso conclamamos as autoridades para tomarem as devidas providências e a sociedade e a conscientizar-se no uso do trânsito.”

Como gesto concreto da primeira fase da campanha, foi colocada Sinalização de Advertência no local de maior incidência de acidentes fatais entre São Raimundo das Mangabeiras e Sambaíba, na “curva da morte”, nome que a campanha quer mudar para “Curva Perigosa”.

Bispo Dom Enemésio e Padre Jorge celebraram a missa.
Veja mais fotos no Facebook, clicando abaixo ou AQUI.