terça-feira, 16 de abril de 2019

Síntese da Sessão da Câmara de Vereadores de Mangabeiras do dia 15 de abril de 2019

Foi realizada na segunda-feira, 15 de abril, mais uma Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de São Raimundo das Mangabeiras no ano de 2019. Estavam presentes os vereadores (as): Ailton Costa, Alessandra Alvarenga, Catré, Cobra, Darleia Oliveira, Emerson Cardoso, Irmão Leonardo e Júlio da Foto Layser,.

Justificada a ausência dos vereadores: Emir Alencar, Maurício Dião e Nonato da Papelaria.

Confira, AQUI, síntese das falas dos vereadores e demais participantes da sessão.

A câmara de São Raimundo das Mangabeiras realiza todas as segundas-feiras as sessões ordinárias, a partir das 19 horas. As sessões são abertas ao público.

Todas as quartas-feiras, a Rádio Comunitária FM Rio Neves transmite um resumo das sessões a partir das 10:30 horas. A rádio transmite na frequência 87,9 MHz, podendo ser ouvida também pela internet em www.fmrioneves.com.br

Destaques das falas dos vereadores:



O Vereador Irmão Leonardo, presidente da mesa diretora, fez a leitura de resposta de um oficio que foi enviado à Procuradoria Geral de Justiça, quanto ao projeto de lei que autoriza a doação de um terreno para a construção da Promotoria de Justiça. Em resposta ao questionamento da câmara sobre o tamanho do terreno especificado no projeto, o Ministério Público esclareceu que o mesmo não está adequado ao projeto de construção da promotoria. O terreno proposto é de 15 metros de frente, enquanto que a medida mínima para a promotoria é de 18 metros de frente e 28,70 nas laterais. A tramitação do projeto ficará suspensa até que a Prefeitura informe de que forma vai resolver o impasse, pois se o projeto for aprovado do jeito que está não atenderá à necessidade da Promotoria. Outro pronto apresentando foi com relação à necessidade de criar o Sistema Municipal de Trânsito, uma demanda urgente para servidores do IFMA que precisam ter acesso ao vale transporte. A questão da necessidade da Municipalização do Trânsito também foi debatida.



O Vereador Catré apresentou indicação solicitando que o Poder Executivo realize trabalho de melhoria nas ruas do Povoado Vale Verde. A indicação cita que as ruas do povoado estão em condições precárias e que os moradores anseiam pelas melhorias.



O Vereador Cobra, dentre outros assuntos, defendeu que o poder executivo atue para que as ruas da cidade sejam sinalizadas e que seja feita a municipalização do trânsito. Salientou que o Detran não vai mais autorizar autoescola no município sem que o trânsito esteja sinalizado, o que é mais um motivo para que a sinalização seja uma prioridade. Ele manifestou preocupação com a possibilidade da autoescola sair da cidade, pois se isso ocorrer os munícipes pagarão mais caro para conseguir tirar a carteira de habilitação.



O Vereador Emerson Cardoso salientou que que a sinalização do trânsito é algo precisa ocorrer. Esclareceu que essa reivindicação vem sendo feita por praticamente todos os vereadores e que ele vem defendendo essa questão desde a gestão anterior.



O Vereador Júlio da Foto Layser, dentre outros pontos, informou, quanto ao sinal da operadora de telefonia Tim, que manteve contato com a empresa e que a informação que recebeu é que houve um problema em um satélite e que o sinal da operadora foi afetado em cerca de 100 cidades, em 14 estados, e que no Maranhão existem cerca de 20 cidades com o problema. Ele defendeu ainda a questão da sinalização do trânsito, uma cobrança de todos os vereadores. Júlio desejou uma boa Semana Santa à todos, assim como uma feliz páscoa.