sábado, 29 de março de 2014

Dois homens roubam moto de professora em São Raimundo das Mangabeiras; suspeita-se de Zé do Rifle e Fernando

José Silva Carneiro, Zé do Rifle.
 Uma professora, identificada por Celma Maria, teve sua motocicleta, modelo Honda CG 150 com placa de Uruçuí-PI, roubada na tarde desta sexta-feira, 28, na estrada que dá acesso ao Assentamento Bacuri. Ela foi abordada por dois homens armados, que ela reconheceu, por fotografias, como sendo o Zé do Rifle e Fernando dos Santos Leite. Ela relatou à polícia que Fernando “arrastou-a pelo cabelo” e queria mata-la, mas foi impedido por Zé do Rifle. O boletim da PM, de número 149, informa que o caso ocorreu por volta das 14:00 horas em um mata-burros da estrada e que os criminosos efetuaram dois disparos para chamar a atenção da vítima.
Fernando dos Santos Leite

Segundo informações do boletim da PM, a dupla tinha por objetivo abordar um empresário da cidade e que, por conta da abordagem à motocicleta os dois divergiram. O boletim cita que um homem, identificado por Gilmar, também foi abordado por Zé do Rifle, mas que o suspeito o deixou seguir viagem. Ainda segundo o boletim, os policiais tiveram informações de que apenas um dos suspeitos, que acredita-se que seja o “Zé do Rifle”, saiu com a motocicleta e que “Fernando talvez tenha permanecido nas proximidades”.

Há mais de uma semana que correm boatos na cidade das ações de Zé do Rifle e de Fernando. No sábado, 22, Zé do Rifle roubou uma motocicleta por volta das 21 horas de sábado, 22, e que por volta das 4 horas da manhã de domingo, 23, abandonou a moto. A informação foi confirmada pelo Tenente Furtado, comandante da PM no município, que relatou o ocorrido durante a sessão da Câmara de Segunda-feira, 24.


Na Polícia Militar, o boletim de ocorrência de número 144 informa que Crisânio Costa Lima, que foi absorvido no mesmo julgamento em que Fernando foi condenado, denunciou que Fernando tentou mata-lo na segunda feira, 24, com uma faca. Ainda segundo o boletim, o fato ocorreu no bar da senhora Auzenir.

Sobre os foragidos

José Silva Carneiro, o Zé do Rifle, é foragido e já responde pelos crimes de Porte ilegal de arma (2009), homicídio (2012), assaltos e disparos de arma de fogo (2013). Em 2012, ele matou Romário Rodrigues de Brito, que participou do assassinato de Felix Valuar Ribeiro dos Santos, ocorrido no dia em 21 janeiro de 2011. Em Julho de 2013, Zé do Rifle chegou a trocar tiros com a polícia, onde na ocasião, um comparsa dele foi baleado e morto (Matéria AQUI).

Fernando dos Santos Leite, foi condenado a 26 anos e 2 meses de prisão no dia 19 de agosto de 2011 pelos crimes de Homicídio por motivo fútil e cruel, ocultação de cadáver e furto qualificado. Fernando foi condenado também ao pagamento de reparação a ser revertido à família da vítima, Francisco Vieira de Oliveira, no valor de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais).

Depois da condenação, Fernando fugiu duas vezes da prisão, uma vez em Balsas e uma vez em Imperatriz, sendo recapturado as duas vezes, a última, em junho de 2012, após, juntamente com 13 detentos, fugir da Delegacia Regional de Imperatriz. Informações extraoficiais dão conta de que Fernando estava em liberdade condicional. Até o fechamento deste texto, a informação não havia sido confirmada, não estando claro se ele fugiu da prisão ou se foi libertado pela justiça.

Histórico de Fernando dos Santos Leite