sábado, 16 de março de 2013

Estudantes visitam nascente do Rio Neves em Fortaleza dos Nogueiras

Na manhã de sábado, 16 de março, 10 alunos do Centro de Ensino São Raimundo Nonato, de São Raimundo das mangabeiras – MA coordenados pela professora Gisselia Alves Santana, saíram as 6 da manhã com destino a Fortaleza dos Nogueiras – MA, onde se reuniram com 12 estudantes do curso técnico agrícola do Instituto Dom Rino Carlesi, coordenados pelo professor de agronomia da turma, o engenheiro agrônomo Armênico Martins Costa. O grupo tinha como destino a nascente do Rio Neves que fica na fazenda ATV no município de Fortaleza dos Nogueiras.



A excursão teve como guia o Sr. José Coelho dos Santos,ex proprietário das terras onde fica a nascente. O objetivo principal da ida à nascente é criar um momento de reflexão, análise e criar medidas de conscientização para que a mesma seja preservada e que também está relacionada à campanha “Água Fonte de Vida”

“A Campanha relacionada é uma campanha criada a partir da ECO 92 aqui no Brasil e depois foi criada uma campanha pela UNESCO em 2005 e essa campanha encerra em 2015, e esse ano de 2013 ele é o ano D da água em 22 de março, é o ano de cooperação das águas, conhecido como: água fonte de vida”, Disse a professora Gissélia.

Para o professor de agronomia, Armênico, o objetivo, alem levar alguns de seus alunos para de conhecer a nascente, foi mostrar o quanto a mesma está desmatada.

“Aqui no município não temos muitas nascentes, são poucas, e uma nascente importante como a do Rio Neves tem que ser preservada” indagou professor Armênico.

Esteve presente também o professor Felix Bezerra e que juntos com os alunos, se mostrou empolgando em visitar a nascente do rio.




O ano de 2013 foi proclamado pela ONU como o Ano Internacional da Cooperação da Água

O Rio Neves é um rio maranhense, nasce em Fortaleza dos Nogueiras, banha o município de São Raimundo das Mangabeiras e deságua no Rio Balsas na cidade de Sambaiba e precisa de elaboração de medidas práticas para ser preservado.