quinta-feira, 3 de março de 2016

PROCON fiscaliza agências bancárias São Raimundo das Mangabeiras e Loreto

Agência do Banco do Brasil em São Raimundo das Mangabeiras (out/2015). Foto: Felix Bezerra.
Para garantir um serviço bancário de qualidade em todo o estado, o PROCON-MA intensifica as fiscalizações nos municípios do Maranhão. No dia 23, o órgão fiscalizou as unidades financeiras em São Raimundo das Mangabeiras e Loreto com base nas denúncias recebidas pelos consumidores.

A equipe de fiscalização do PROCON/MA em Balsas esteve em duas agências do Banco do Brasil nos dois municípios vizinhos. As agências fiscalizadas apresentaram irregularidades na estrutura, ambas com ausência de senha para o atendimento, que deveria conter data e hora; não possuíam cartaz afixado com o telefone de contato do PROCON/MA e ausência de caixas de autoatendimento adaptados para pessoas com deficiência.

Além disso, a Agência do Banco do Brasil em São Raimundo das Mangabeiras não possuía o Código de Defesa do Consumidor em lugar visível e de fácil acesso, e a máquina de senha para o atendimento estava com defeito. Já a agência do município de Loreto apresentava diferentes irregularidades, como ausência de painel eletrônico com o número da senha, e inexistência de cabines individuais para impedir a visualização do atendimento.

Segundo o coordenador do PROCON/MA em Balsas, Wilton Oliveira, as unidades financeiras do Banco do Brasil foram devidamente autuadas pelas irregularidades, com prazo de até 10 dias para apresentar defesa. “A fiscalização contínua dos bancos nesses municípios possibilita a atuação sempre que forem constatadas irregularidades que prejudiquem o consumidor”, afirma o coordenador.

As fiscalizações do serviço bancário são prioridades do órgão em 2016, buscando a humanização desse serviço. Segundo o presidente do órgão, Duarte Júnior, durante todo esse ano, os bancos serão fiscalizados de forma mais intensa. “Uma vez por semana todas as 20 unidades do PROCON Maranhão já estão realizando fiscalização nas agências. Apesar das melhorias alcançadas, ainda há um longo caminho a ser percorrido até a completa humanização desse serviço”, destacou.

Agência do Banco do Brasil em Loreto. Foto: Procon-MA

Fonte: Procon-MA