quarta-feira, 2 de março de 2016

Secretária de Educação, Professora Teresinha Brito, cumpre agenda de Trabalho em Brasília


A Secretária Municipal de Educação de São Raimundo das Mangabeiras, Professora Teresinha Brito Coêlho, esteve em Brasília nessa segunda-feira, 29 de fevereiro, para uma reunião sobre o PAR (Plano de Ação Articulada), que é o maior plano de gestão educacional do município. O plano que está sendo gestado terá vigência entre 2016 e 2019, no qual estarão contidas as melhores propostas para a Educação de São Raimundo das Mangabeiras para os próximos quatro anos.

Na oportunidade, os presentes contaram com o apoio e presença do Deputado Federal Rubens Junior (PC do B) e do Ministro da Educação, Aloízio Mercadante, que prometeu investimentos novos para o setor e o não afetamento do mesmo pela da crise econômica, principalmente naquilo que é primordial para uma boa oferta de educação aos maranhenses. O encontro contou com a presença de representantes de 22 municípios do estado e foi uma iniciativa do deputado Rubens Pereira Jr.

Além de participar da reunião sobre o PAR, a Secretária informou que buscou informações e orientações sobre outros programas já existentes no município, buscando assim o fortalecendo ainda mais da Educação local, “lançando a semente, que é o PAR, para os bons frutos que serão colhidos na próxima gestão”.

Teresinha ressaltou ainda “a valiosa atuação” do Deputado Federal Rubens Jr, “que foi quem programou o encontro, preocupado em orientar os munícipios parceiros a se fortalecerem a fim de otimizar os recursos destinados a Educação”.

Teresinha Brito avaliou o encontro como uma excelente oportunidade de relacionamento entre governo federal e municípios, “que em linha direta, se complementam para uma Educação comprometida para todos”.

O que é o PAR

O PAR é o planejamento multidimensional da política de educação que os municípios, os estados e o DF devem fazer para um período de quatro anos. O PAR é coordenado pela secretaria municipal/estadual de educação, mas deve ser elaborado com a participação de gestores, de professores e da comunidade local.

Para ajudar os municípios e os estados na elaboração dos planos, o MEC oferece um roteiro de ações com pontuação de um a quatro, 13 tipos de tabelas com dados demográficos e do censo escolar de cada ente federativo e informações sobre como preencher os dados. Os itens pontuados pelo município/estado com os números um e dois representam suas maiores prioridades.

A formação de professores, por exemplo, aparece na maioria dos planos apresentados ao MEC com os números um e dois. A maior parte dos municípios com PAR pronto tem interesse na construção de creches e na melhoria da infraestrutura das escolas urbanas e rurais, ações que dependem de assistência técnica, mas, principalmente, da transferência de recursos federais aos municípios.
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