Este ano, o lema do acampamento foi “Educação Além das Fronteiras”. A equipe de Mangabeiras foi acompanhada de dois servidores do campus: o assistente de aluno João Antônio Moreira, do Departamento de Assistência ao Educando (DAE), e o técnico em Informática Wellington Marcos Costa Silva, chefe do Núcleo de Material e Patrimônio (NMP). “Fiquei satisfeito com a participação dos nossos alunos, eles desenvolveram com facilidade o trabalho em equipe e a solidariedade”, disse João Moreira, ressaltando ter valido a pena a participação discente.
A proposta da GIFMA Camping é reunir os participantes dos campi do IFMA em torno de atividades pedagógicas, sociais, artísticas, mentais e físicas. A variedade de tarefas das dinâmicas de grupo envolve desde redações e exposições orais das equipes sobre temas da atualidade, até a mobilização de doadores de sangue e alimentos ou provas físicas como a maratona. A programação incluiu ainda palestras motivacionais e de esclarecimento, visitas a entidades que atendem públicos com necessidades específicas, e a elaboração de propostas de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre Chikungunya e vírus zika. Critérios como comportamento, disciplina e pontualidade dos estudantes também contaram na pontuação.
Sobre as colocações dos estudantes de Mangabeiras, a prova de música, que tinha o objetivo principal de avaliar a técnica vocal, foi executada juntamente com participantes de outros campi. Os participantes destacaram o talento da aluna Kaliny. A outra prova foi de corrida Cross, realizada na selva com obstáculos. “Nossos alunos foram disciplinados, respeitaram normas”, disse Wellington Silva, parabenizando o esforço dos discentes.
Segundo o estudante Bruno Macedo, do 3º ano do curso de Agropecuária, a equipe não teve uma grande preparação antes da GIFMA Camping, mas apesar do pouco planejamento conseguiu aprender com as provas e tarefas. “Aprendemos muito sobre trabalho em equipe, disciplina e a conviver com pessoas diferentes”, considerou o aluno.
Evento
Como projeto integrador e de cidadania, a GIFMA Camping tem a participação de alunos do Campus Caxias e outras unidades do Instituto, com apoio de uma comissão de docentes. As atividades do acampamento incluem ainda aula-passeio ao ambiente para conhecer a fauna e a flora do ambiente. Para participar, os estudantes devem ser autorizados por pais ou responsáveis. A edição de 2016 abordou temáticas variadas relacionadas ao cotidiano brasileiro, como drogas, saúde, segurança, educação, trabalho e recursos hídricos.