terça-feira, 7 de junho de 2016

Lançada placa de instalação de Fábrica de Polpas de Frutas em São Raimundo das Mangabeiras


Foi lançada nesta terça-feira, 07 de junho, a Placa de Instalação de uma Fábrica de Polpas de Frutas em São Raimundo das Mangabeiras. O empreendimento está sendo construído através de convênio entre o governo do estado, através da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SAF), e a Cooperativa Agroecológica Pela Vida de São Raimundo das Mangabeiras (COOPEVIDA). A Fábrica será construída na Avenida das Palmeiras, Estrada do Descanso, no Viveiro da Cooperativa.

Adelmo Soares, Secretário de Agricultura Familiar.
O Secretário de Estado de Agricultura Familiar, Adelmo Soares, participou do evento e falou da importância do empreendimento para o desenvolvimento da agricultura familiar, destacando que dentre os objetivos que o governador Flávio Dino estipulou a cada secretário está o de “trabalhar em prol do desenvolvimento do Maranhão a partir do setor primário”, no caso dele a agricultura familiar. “O governo Flávio Dino trabalha diretamente com a comunidade, diretamente com o povo, e para isso é que ele criou uma secretaria de agricultura familiar. A nossa equipe vem trabalhando diuturnamente para que a gente possa fazer mais e mais ações”, enfatizou.

Durante o evento, o secretário anunciou ainda que o governo também entregará à cooperativa um caminhão frigorifico para o transporte da produção de polpas e garantiu uma motocicleta para regional da AGERP.

A presidente da COOPEVIDA, Sonia Maria Miranda, disse que se sentir “muito realizada” pelo lançamento da obra, pois “a fábrica de polpas de frutas é um sonho de todos os cooperados” desde quando a Coopevida foi criada.

O Convenio com a cooperativa, assinado em janeiro deste ano, é no valor de R$ 515.930,00. Além da disponibilização de recursos financeiros, a Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) será responsável pelo acompanhamento, orientação e fiscalização das ações que serão realizadas. A secretaria vai, também, analisar as prestações de conta.

A mesa solene do evento foi composta por: Adelmo Soares, Secretário de Estado de Agricultura Familiar; Sonia Maria Miranda, Presidente da Coopevida; Marenice Lima, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores e trabalhadoras Rurais de São Raimundo das Mangabeiras; Felix Resplandes, Superintendente de Articulação Política do Baixo-Balsas; Vereador Júlio da Foto Layser; Joanice Costa, Secretária Municipal de Meio Ambiente, que representou o prefeito Francismar Carvalho; Marciano Miranda, Secretário Municipal de Agricultura; Pedro Paulo, coordenador do Território de Desenvolvimento Rural Sustentável Cerrado Sul Maranhense; Germano Coelho, prefeito de Loreto; Aldecy Leite, representante da FETAEMA (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Maranhão); Wilmara Cavalcante, nutricionista; Luciene Figueiredo, secretária-adjunta de Extrativismo da SAF; Loroana Santana, superintendente da SAF; Johnny Santos, coordenador do Departamento de Cooperativismo e Associativismo da SAF ; Chico Sales, Coordenador do Departamento de Produção da SAF; Aldecy Pereira, gerente da regional da AGERP de Balsas; Antônio Criolo, representando a Diocese de Balsas; Antônio Carlos, presidente da Cooperativa de Serviços e Apoio ao Desenvolvimento Humano e Sustentável Atiorô (COPATIORÔ); Jorge Luís, gerente da Agencia do Banco do Brasil de São Raimundo das Mangabeiras; e Joaquim Alves, presidente da UNICAFES-MA (União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do MA).




Veja mais fotos em nossa página de eventos