quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Realizado 2º Fórum Comunitário do Selo UNICEF Município Aprovado 2013-2016 em Mangabeiras


Foi realizado nessa terça-feira, 02, em São Raimundo das Mangabeiras, o 2º Fórum Comunitário do Selo UNICEF Município Aprovado edição 2013-2016, com o tema: Eu e Meu Município Crescendo Juntos. Durante o evento, foram apresentadas as ações desenvolvidas no município, desde 2013 – no âmbito da Assistência, Educação e Saúde, incluindo esporte, cultura e lazer -, que objetivavam a obtenção do selo Município aprovado.


O fórum contou a com a presença de representantes da Secretaria de Assistência Social e Trabalho, Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde, de um representante do UNICEF, além de representantes do Conselho Tutelar, CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e de outras entidades públicas e da sociedade civil presentes no município.

O representante do UNICEF presente ao evento, Deilson, destacou que “o município de São Raimundo das Mangabeiras está de parabéns”, porque é um, entre 82 municípios maranhenses, que está conseguindo concluir o ciclo do selo. “Nós, do Unicef, ficamos muito felizes quando a gente chega num município e vê que o município conseguiu chegar até essa etapa”. No Maranhão, 132 municípios aderiram ao selo Unicef Município Aprovado edição 2013-2016.

O evento foi mediado por Edla Magalhães, assistente social e facilitadora do fórum. A Secretária de Assistência Social, Betânia Maia, é a articuladora o selo no município. É a segunda vez que São Raimundo das Mangabeiras concorre ao Selo Unicef Município Aprovado. Em 2012, a cidade foi contemplada com o Selo da edição 2009-2012.

Ao aderirem ao Selo Unicef Município Aprovado, os municípios assumem o compromisso de desenvolver um conjunto de Ações Estratégicas de Políticas Públicas e de Participação Social. Elas têm o objetivo de promover os direitos das crianças e adolescentes de: sobreviver e se desenvolver; aprender; proteger-se e ser protegido do HIV/aids; crescer sem violência; ser adolescente; ser prioridade absoluta nas políticas públicas; praticar esportes, brincar e divertir-se.




Fonte: Comunicação Prefeitura de São Raimundo das Mangabeiras