terça-feira, 7 de maio de 2019

Destaques da Sessão Ordinária do dia 06 de maio de 2019

Foi realizada na segunda-feira, 06 de maio, mais uma Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de São Raimundo das Mangabeiras no ano de 2019. Estavam presentes os vereadores (as): Alessandra Alvarenga, Catré, Cobra, Emerson Cardoso, Emir Alencar, Irmão Leonardo, Júlio da Foto Layser, Maurício Dião e Nonato da Papelaria.

Justificada a ausência do Vereador Ailton Costa e da Vereadora Darleia Oliveira.

A Sessão contou com a presença do Major Rogério, Comandante da Polícia Militar no Município.

Assista!



Confira, AQUI, síntese das falas dos vereadores e demais participantes da sessão.

Destaques das falas dos vereadores:



O Vereador Irmão Leonardo, presidente da mesa diretora, informou que esteve na estrada que liga o Vale Verde ao Buritizinho. Comentou que a obra está iniciando. Comunicou que os vereadores participaram de uma reunião com o Prefeito Municipal no dia 1° de maio. relatou que passou por todos os bairros da cidade para observar a situação das ruas e da limpeza pública e que constatou alguns problemas que precisam ser solucionados. Disse que recebeu a informação do prefeito de que o mesmo está conseguindo um convênio para o recapeamento asfáltico e que espera que isso ocorra o quanto antes.



O Vereador Cobra comentou que os vereadores estão sempre preocupados em cobrar aquilo que beneficia o povo e que o deixa satisfeito. Parabenizou à comarca do município por ter ganhando um selo pela redução do número de processos. Estendeu os parabéns aos advogados, à promotoria e ao delegado. Parabenizou o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Polícia Militar no Município. Informou que irá a São Luís para reivindicar melhorias para o município. Disse que irá cobrar junto ao Deputado Estadual Pará Figueiredo a questão da necessidade da viatura para atender o policiamento na região dos Povoados Vale Verde e Morro do Chupé, bem como ao deputado Estadual Adelmo Soares.



O Vereador Júlio da Foto Layser, dentre outros pontos, manifestou que ficou feliz em saber que obra da estrada do Sitio Novo, na região do Povoado Vale Verde, teve início na semana passada, pois é uma estrada muito importante para o município. Comentou que vem cobrando há bastante tempo sobre a necessidade das lombadas na Avenida Rodoviária, que hoje conta apenas com duas lombadas. Defendeu que se o DNIT não fizer as lombadas o poder executivo municipal tem o apoio do povo para fazer as lombadas por conta própria. Apresentou indicação verbal pedindo que seja enviado oficio à Cemar informando sobre um poste na estrada da localidade Varas que está prestes a cair. O problema vem prejudicando o transporte escolar, pois o ônibus está tendo dificuldade para passar pelo local. Salientou disse que a instalação do posto policial para a região dos povoados Vale Verde e Morro do Chupé é algo muito importante e uma reivindicação antiga da população.



O Vereador Maurício Dião manifestou apoio à instalação do posto policial para atender a região dos Povoados Vale Verde e Morro do Chupé. Mencionou que o policiamento permanente vai ajudar a amenizar muitos problemas nos povoados. Defendeu a instalação de lombadas nas ruas. Reforçou que a Avenida Rodoviária está muito perigosa e que é necessário a instalação das lombadas. Relatou problemas no abastecimento de água da Caema e manifestou preocupação com o problema. Informou que foi procurado por moradores da localidade Cabeceiras quanto ao poço que está sendo construído na localidade. Disse que os moradores enfrentam problemas de água e precisam do apoio do caminhão pipa.



O Vereador Emerson Cardoso apresentou indicação verbal pedindo melhorias para a Avenida Francisca das Chagas, que está com o asfalto se deteriorando. Solicitou que o poder executivo tome providências antes que o problema se agrave. Mencionou que ficou sabendo que uma bomba da Caema quebrou e que a cidade esta com a distribuição de água suspensa. Ponderou que o problema poderá se intensificar com o fim do período chuvoso. Informou que a cidade vai receber um novo promotor de justiça, que tem por nome Tiago.



O Vereador Emir Alencar mencionou que, no dia 1° de maio, os vereadores tiveram uma reunião com o prefeito. Informou que a reunião foi uma iniciativa da Câmara para que o prefeito pudesse explanar como se encontra a questão das finanças do município e também quanto às demandas que são apresentadas pelo povo aos vereadores, como transporte escolar, saúde, infraestrutura e outros. Relatou que o prefeito informou que esses dois anos foram dedicados à elaboração de projetos e que agora os projetos começaram a ser liberados. Comentou que a estrada do Sitio Novo era uma demanda antiga, que foi objeto de muitas reivindicações dos vereadores. Manifestou preocupação com a questão do loteamento na área onde está localizado o Povoado Morro do Chupé, uma vez que o município comprou a área e que agora é preciso saber quando os lotes serão legalizados e de que forma. Enfatizou que o poder legislativo está atuante, observando as demandas do município e buscando soluções para os mesmos.

A câmara de São Raimundo das Mangabeiras realiza todas as segundas-feiras as sessões ordinárias, a partir das 19 horas. As sessões são abertas ao público.

Todas as quartas-feiras, a Rádio Comunitária FM Rio Neves transmite um resumo das sessões a partir das 10:30 horas. A rádio transmite na frequência 87,9 MHz, podendo ser ouvida também pela internet em www.fmrioneves.com.br