sexta-feira, 17 de outubro de 2014

IFMA Campus de São Raimundo das Mangabeiras realiza programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia


O Campus do IFMA em São Raimundo das Mangabeiras participou da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Os estudantes da instituição, do Ensino Médio, Técnico e Superior, se organizaram em grupos e apresentaram diversos trabalhos nesta quinta-feira, dia 16 de outubro. As atividades foram prestigiadas pela comunidade em geral, além de estudantes das escolas das redes municipal, estadual e particular. Ciência e tecnologia para o desenvolvimento social é o tema da 11ª edição da SNCT, no período de 13 a 19 de outubro em todo o Brasil.

A abertura da programação em São Raimundo das Mangabeiras aconteceu na quarta-feira, 15, na Câmara Municipal, com uma palestra de Mathias Gomes, técnico da EMATER do Piauí (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural), e contou com a participação do diretor do Campus, Professor Firmino, professores e alunos. Durante a palestra foram abordadas questões relacionadas à Agricultura Familiar e Agronegócio.

Nesta sexta- feira, 17, e sábado, 18, acontece a Oficina "Metodologia de Ensino de Ciências e Biologia", destinada aos alunos do Curso de Licenciatura em Biologia (PARFOR).

A coordenação nacional da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é de responsabilidade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio do Departamento de Popularização e Difusão de C&T da Secretaria de C&T para Inclusão Social. Em cada estado, existem coordenações locais e a realização da Semana conta com a participação ativa de governos estaduais e municipais, de instituições de ensino e pesquisa e de entidades ligadas à C&T de cada região. No Maranhão, além de São Raimundo das Mangabeiras, outras sete cidades realizaram programação do evento.

Para saber mais sobre a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2014 acesse o site oficial AQUI.

Trabalhos apresentados em São Raimundo das Mangabeiras: 1. Energia Sustentável; 2. Uso e importância do Carbono; 3. A importância da sinalização para o desenvolvimento da cidade; 4. Orçamento para a construção de um balcão de adobo com capacidade para 500 frangos de corte; 5. Estudo dos efeitos dos solo - Cerrado sul-maranhense; 6. Conservação dos solos; 7. Orçamento para a construção de um galpão de alvenaria com capacidade para 500 frangos de corte; 8. Vacinação de frango de corte; 9. Agricultura de precisão; 10. O uso de produtos fitossanitários; 11. Horta suspensa e sustentável; 12. O avanço das máquinas na agricultura e a relação com a mão-de-obra; 13. Agroecologia; 14. Desmatamento e crescimento desordenado (Bairro Vila Esperança); 15. Aterros sanitários e seus benefícios; 16. Geração de energia sustentável; 17. Hidroponia sustentável; 18. Paisagismo; 19. Apicultura; 20. Sexualidade contemporânea; 21. Mercado de jogos; 22. Redes sociais digitais; 23. Avanço da telecomunicação: uso do celular; 24. Tecnologia e inclusão social; 25. Vegetação maranhense e sua contribuição para a economia local; 26. Agricultura familiar atual voltada para o município de São Raimundo das Mangabeiras; 27. Os tipos de poluição e biodigestores; 28. Alcoolismo na adolescência; 29. A evolução da tecnologia no meio educacional; 30. Saúde mental; 31. Sustentabilidade; 32. Impactos causados pela descida de boia no Rio Neves do município de São Raimundo das Mangabeiras; 33. Degradação de mananciais; 34. Uso de energia alternativa na agricultura familiar; 35. Segurança pública; 36. O abastecimento de água em São Raimundo das Mangabeiras; 37. Biologia celular; 38. Biologia forense; 39. Aplicação de biologia molecular no diagnóstico de doenças; 40. Desenvolvimento embrionário; 41. Importância da fotografia para o desenvolvimento social e preservação da memória em São Raimundo das Mangabeiras; 42. Células tronco; 43. Carne bovina: do pasto ao prato; 44. Aquaponia - consórcio de criação de peixes e vegetais; 45. Índice de tabagismo na população de São Raimundo das Mangabeiras; 46. Design inteligente e as teorias da origem da vida; 47. Diagnóstico e prevenção do câncer de mama; 48. Acessibilidade; 49. Casa sustentável; 50. Recrutamento e seleção.


Veja mais fotos do evento clicando abaixo.