quinta-feira, 14 de julho de 2016

Mangabeiras registra aumento nos casos de doenças causadas pelo Aedes aegypti


Foi registrado nos últimos dias, em São Raimundo das Mangabeiras, um aumento no número de casos de doenças relacionadas ao mosquito Aedes aegypti, como dengue, chikungunya e vírus zika. A partir de reivindicação da Secretaria Municipal de Saúde, a regional de saúde disponibilizou dois carros fumacê para atuar na cidade, objetivando combater os mosquitos adultos, trabalho que iniciou nessa quarta-feira, 13, e deve se repetir por mais duas vezes.

O coordenador da Vigilância Epidemiológica do município, Anildo Costa, disse que a proliferação dos mosquitos ocorreu principalmente devido a caixas d’água descobertas e que a grande quantidade de casos é o que enseja a atuação dos carros fumacê. Ele esclareceu ainda que a Secretaria de Saúde realizará nos próximos dias um mutirão de vistorias em caixas d’água.

“Nós estamos fazendo esse trabalho com fumacê para eliminar os mosquitos adultos, em parceria com a regional de saúde, e também, a partir da outra semana, vamos fazer um mutirão de caixa d’água, onde os agentes de saúde e agentes de endemias vão visitar as pessoas à procura de caixas d’água descobertas”, explicou Anildo.

Desde o início do ano, até essa terça-feira, 12, haviam sido registrados 138 casos de doenças relacionadas ao mosquito Aedes aegypti, sendo que a maior incidência ocorreu entre o final de junho e início de julho. Anildo explicou que está ocorrendo uma atualização do número de casos e que a incidência de casos deve estar em “mais de 200 notificações de dengue e chikungunya”.

A Secretaria de Saúde conclama a população para que verifique se os reservatórios de água encontram-se devidamente fechados.

Carros fumacê, da Secretaria de Estado da Saúde, realizarão ações na cidade em três etapas.
Fonte: Prefeitura de São Raimundo das Mangabeiras