quarta-feira, 20 de julho de 2016

Candidatos a prefeito de Mangabeiras poderão gastar até 277 mil reais na campanha


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou nesta quarta-feira, 20, os limites de gastos de campanha que poderão ser feitos por candidatos a prefeito e a vereador nas eleições deste ano. A informação foi publicada no Diário de Justiça Eletrônico. Em São Raimundo das Mangabeiras o valor ficou em R$ 277.236,40 para o cargo de prefeito e R$ 10.803,91 para o cargo de vereador. A cidade possui 14.592 eleitores aptos a votarem nestas eleições.

As regras para os limites de gastos estão previstas na Lei das Eleições. Na tabela publicada nesta quarta-feira estão os valores atualizados, que levam em conta a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Contratação

Além dos valores que podem ser gastos nas campanhas, os candidatos terão limites para a contratação de pessoal. De acordo com o TSE, a reforma eleitoral do ano passado estipulou os limites para a contratação direta ou terceirizada de pessoas para atividades de militância e também de mobilização de rua.

Disputa

A eleição em São Raimundo das Mangabeiras deverá ser disputada entre dois candidatos, Ítalo Cardoso (PSDB) e Rodrigo Coêlho (PCdoB).

Na última pesquisa realizada no município (VEJA AQUI), nos dias 05 e 06 de julho, realizada pelo Instituto Dados Pesquisa e Consultoria, de Goiânia (GO), Rodrigo Coêlho (PCdoB) apareceu com 50,99% de intenção de votos e Ítalo Cardoso (PSDB) com 29,56%. 16,49% Não Sabe/Não opinou e 2,96% disseram que não votariam em nenhum dos nomes.

Considerando apenas os votos válidos, Rodrigo tem 63,30% e Ítalo 36,70%. A pesquisa está registrada na justiça eleitoral com o protocolo/número de identificação: MA-07712/2016. Foram entrevistados 376 eleitores, tanto da zona urbana quanto da zona rural do município. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de 5 pontos percentuais para mais ou para menos.

Quanto à disputa para a câmara, informações de bastidores dão conta que poderá haver cerca de 60 candidatos disputando as 11 vagas, divididos em cerca de 3 coligações, duas do grupo político de Rodrigo e uma do grupo político de Ítalo.

Com Informações da Agência Brasil