quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Rodrigo Coêlho: Trabalharemos para melhorar o saneamento ambiental de Mangabeiras


Nessa quarta-feira, 09, Rodrigo Coêlho participou de uma reunião com o Secretário Geral da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento Ambiental (ASSEMAE). Ele nos enviou sua opinião sobre o encontro e sobre como a parceria com a Associação pode melhorar o sanamento ambiental em São Raimundo das Mangabeiras. Leia abaixo.

Por Rodrigo Coêlho*

Tivemos um momento muito importante nessa quarta-feira, 09, durante a tarde e à noite, em Brasília. Prefeitos líderes de várias regiões do Estado se reuniram com o Secretário Geral da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento Ambiental (ASSEMAE) e definiram metas de atuação para o Saneamento Ambiental nos municípios Maranhenses, a partir de 2017.

Essas metas farão parte de um Protocolo que será assinado pelos Consórcios Públicos filiados à FEMACI (Federação Maranhense de Consórcios Intermunicipais) e definirão o alinhamento dos municípios para uma POLÍTICA TERRITORIAL DE SANEAMENTO AMBIENTAL, incluindo ações voltadas para Resíduos Sólidos, Abastecimento D'Água, Drenagem Urbana, Esgotamento Sanitário e Gestão das Águas.

Outro ponto importante foi a definição pela adesão desses municípios à ASSEMAE numa decisão histórica para o Maranhão em relação à Política de Saneamento Ambiental, o que tirará o Estado da incômoda posição de penúltimo lugar, ampliando de 13 municípios membros para próximo de 100, a partir de 2017. Esse fato é um passo importante porque são justamente esses 13 municípios maranhenses que estão fazendo a diferença na Política de Saneamento no Estado.

A ASSEMAE é a entidade Nacional que representa os municípios brasileiros no Comitê Interfederativo Brasileiro no que tange à Políticas Urbanas e Ambientais, e é justamente nesse Comitê que se definiu ações mais articuladas para municípios do Nordeste, região que menos avançou na Política de Saneamento nos últimos anos. Parabéns aos prefeitos que estiveram presentes. Fizeram história e demonstraram uma nova VONTADE POLÍTICA PARA O MARANHÃO!!!


* Rodrigo Coêlho é o prefeito eleito de São Raimundo das Mangabeiras para o mandato 2017-2020. Entre os dias 09 e 11 de novembro ele participa, em Brasília, do “Seminário Novos Gestores 2017-2020”, promovido CNM (Confederação Nacional dos Municípios). VEJA AQUI.