quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Secretaria de Educação de Mangabeiras realiza Festival de Arte da Rede Estudantil 2016


A Secretaria Municipal de Educação de São Raimundo das Mangabeiras, em parceria com as escolas da rede municipal, realizou no dia 12 de novembro (sábado), no auditório da Câmara de Vereadores, mais uma edição do FERA (Festival de Arte da Rede Estudantil), com o tema: “FERA 2016: Soletrando Municipal – Uma revisão ortográfica com auxílio da Tecnologia”.

O evento foi organizado pela Professora Edinalva Solino, Coordenadora Geral de Ensino, e pelos coordenadores de Informática, Bruno Alves e Marcela Martins, com o apoio de professores, coordenadores e diretores das escolas participantes.

“O objetivo do fera 2016 foi fazer com que o nosso aluno compreendesse a regularidade e as convenções ortográficas da nossa língua portuguesa, compreender como alguns aspectos ortográficos podem funcionar na organização textual, garantindo clareza e eficiência na comunicação e expressão das ideias”, explicou Edinalva, enfatizando que, com a oitava edição do FERA, em 2016, “cumpre-se o calendário de programas e projetos educacionais desenvolvidos pelo governo ‘O Futuro é Agora’, através da Secretaria Municipal de Educação e das escolas da rede de ensino”.

Nas escolas, o FERA foi trabalhado durante o mês de outubro e início de novembro. De cada sala de aula, do 2º ao 9º ano, um aluno foi classificado para participar da Final do Soletrando Municipal, no dia 12. Os alunos campeões e Vice-campeões receberam medalhas de honra ao mérito. As Escolas campeãs receberam troféus. A Unidade Integrada Professora Ceci Teixeira foi a escola campeã do Ensino Fundamental I, com seis medalhas de prata uma medalha de ouro; A Unidade Integrada Dom Rino Carlesi foi a escola campeã do Ensino Fundamental II, com quatro medalhas de ouro.

O FERA é um projeto que prevê a aplicação da interdisciplinaridade e o estudo de temas das disciplinas do currículo escolar. O projeto teve início em 2009. Confira abaixo os temas de cada ano:

2009 – O lixo que gera luxo: Reciclagem;

2010 – Copa do Mundo: África – A bola da vez – deu espaço os jogos interescolares;

2011 – Feira do Conhecimento: A interdisciplinaridade favorece o conhecimento (globalizado);

2012 – Arte cênica: Aprendendo com a arte de representar / Auto de Natal;

2013 – Pluralidade Cultural: Temas livres;

2014 – Copa do Mundo: Brasil rumo ao hexa: A histórias das copas do Brasil (Brasilidade);

2015 – Feira do Conhecimento: Amostra de matemática – Da Escola para a vida (matemática básica);

2016 – Soletrando: Uma Revisão Ortográfica com auxílio da tecnologia.