quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Secretaria Municipal de Saúde de Mangabeiras realiza Campanha contra Hanseníase e Verminoses

Equipe da Secretaria de Saúde na Escola Padre Dino, Enfermeira Sheila e os Agentes Comunitários de Saúde: Walter, Cleomara e Rosivania.
A Secretaria Municipal de Saúde de São Raimundo das Mangabeiras está realizando, neste mês de novembro, em parceria com o Ministério da Saúde, Secretara de Estado da Saúde, Secretaria Municipal de Educação e Escolas Municipais, uma campanha contra Hanseníase e Verminoses, nas escolas da rede municipal. Dentre os objetivos da campanha está esclarecer sobre a cura, ensinar a se proteger dessas doenças e auxiliar na identificação de sinais e sintomas, favorecendo o diagnóstico precoce e o tratamento imediato.

A campanha abrange alunos matriculados do 1º ao 9º ano, independentemente da idade. A equipe de saúde engajada na ação realiza exames de pele e administra um comprimido de Albendazol em cada aluno.

Hanseníase

Doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae. Atinge principalmente a pele e os nervos de pessoas de qualquer sexo, idade ou classe social. Se não for tratada, a doença pode causar diversas deformidades pelo corpo.

Verminoses

Infecções causadas por parasitas que se instalam no interior do corpo. As verminoses podem causar dores abdominais, diarreias frequentes, anemia, palidez excessiva, perda de peso, barriga inchada e sangramentos intestinais. Em crianças, pode haver dificuldade de aprendizagem e retardo no crescimento.