segunda-feira, 29 de julho de 2019

Professor do IFMA de Mangabeiras é empossado na Academia de Letras, História e Ecologia de Pastos Bons


Na sessão solene de 26 de julho de 2019 o professor Carlos Reis Ribeiro de Sousa tomou posse na Academia de Letras, História e Ecologia da Região Integrada de Pastos Bons. O professor é filho de Pastos Bons-Ma, mas atua como professor no Instituto Federal do Maranhão, Campus São Raimundo das Mangabeiras, no ensino médio e também em cursos superiores, como professor de Filosofia. A cerimônia ocorreu na cidade natal do professor e foi dirigida pelo presidente da referida entidade, Dr. Celso Barros Coelho. Celso Barros é advogado renomado no estado do Piauí, membro da Academia Piauiense de Letras, ex-deputado federal e autor de 82 livros.

Eleito por unanimidade, Carlos Reis ocupou a cadeira nº 21 que era do historiador e jornalista Adalberto Franklin, falecido precocemente em 2017. Em seu discurso de posse, Reis falou sobre a vida de Franklin destacando aspectos biográficos, intelectuais e políticos da vida do escritor e fundador da Ética Editora de Imperatriz-Ma.

Carlos Reis nasceu em 30 de dezembro de 1976, na localidade Sanharó, município de Pastos Bons-Ma; filho de Antônio dos Reis Souza e Marilza da Cruz Sousa; cresceu na Comunidade Mosquito, também município de Pastos Bons; fez os estudos primários e ginasiais em sua cidade natal e o Ensino Médio em Balsas-Ma, no Centro de Ensino Dom Daniel Comboni, quando era seminarista da Igreja Católica; cursou Filosofia na Universidade de Passo Fundo-RS, mestrado em Filosofia do Direito, na Universidade Federal do Ceará em Fortaleza-CE. Atuou como professor em diversas faculdades, inclusive na universidade onde fez sua licenciatura plena, a UPF. No seu município atuou como diretor escolar, na mesma escola onde fez o ginásio, e como secretário municipal adjunto de educação. Foi professor efetivo do Estado do Maranhão e atualmente é professor do Instituto Federal do Maranhão/IFMA, Campus Mangabeiras, com atuação no ensino médio e superior; publicou o livro Diálogo e Direito e Temas de Filosofia da Ciência (como co-autor). Escreve no site Diário de Balsas, no Blog intitulado Filospoliticando; escreve também no site Recanto das Letras, onde possuiu vários poemas, crônicas e contos publicados.