sexta-feira, 25 de julho de 2014

Equipes do SAMU e do hospital São Raimundo Nonato de São Raimundo das Mangabeiras participam de treinamento

O Núcleo de Educação Permanente (NEP) da regional do SAMU (Serviço Móvel de Urgência) de Imperatriz realizou nesta quarta-feira, 23, um dia de treinamento com os profissionais que atuam no SAMU e no Hospital São Raimundo Nonato de São Raimundo das Mangabeiras. A qualificação foi realizada no auditório da câmara de vereadores do município.

Em São Raimundo das Mangabeiras, o SAMU conta com 22 profissionais, sendo 8 técnicos de enfermagem , 8 condutores socorristas, 4 Telefonistas, Uma enfermeira (coordenadora) e 1 operacional. A coordenadora Layanne Rocha, explica que os treinamentos certificam os profissionais para o atendimento no SAMU e servem também para atualizar conhecimentos.

“Esse treinamento é uma atualização, que o SAMU, ele tem que ser atualizado. Todo treinamento é valido por dois anos, que é a carteira de APH, do atendimento pré-hospitalar, e todos os anos a gente tem uma atualização de conhecimentos”.

Ellen Lopes, Coordenadora Geral da regional do SAMU de Imperatriz – que abrange 33 municípios, com 14 bases descentralizadas –, diz que os treinamentos são realizados em todas as bases do SAMU, seguindo um cronograma anual, visando manter a padronização do atendimento.


“A gente estabelece um cronograma anual, onde a gente faz uma capacitação em cada base descentralizada no decorrer desse ano, trazendo uma atualização do atendimento pré-hospitalar para as equipes, principalmente pela questão das mudanças que ocorrem no decorrer do ano. Às vezes profissionais são contratados, alguns também são excluídos do quadro, então a gente a precisa está mantendo viva a padronização da assistência de toda a regional”, destaca Ellen.

Ellen disse que o treinamento envolveu os profissionais do hospital objetivando a harmonia entre as equipes. “Nós fizemos a fusão dessas duas equipes para que a gente consiga harmoniza-las, que é uma das finalidades, um dos problemas também que a gente vivencia, não só aqui em São Raimundo, mas a gente vivencia também nas outras bases descentralizadas, a compreensão e o trabalho em equipe desses dois setores, tanto o atendimento pré-hospitalar quanto o atendimento hospitalar”.

Luciano Figueiredo, coordenador do NEP, informou que sete profissionais do NEP participaram do treinamento, condutores, enfermeiros e técnicos. Ele explicou que o objetivo dos treinamentos é capacitar todos os profissionais vinculados à saúde a prestar um atendimento de qualidade. “O objetivo da capacitação, dos treinamentos, do pessoal do SAMU é justamente esse: É levar informação pra eles, capacitar as equipes, tanto médico, como condutores, como enfermeiros... Não só a equipe do SAMU em si, mas aqueles que estão vinculados à saúde a prestar um atendimento de qualidade para a população”.

Serviço de Atendimento Móvel às Urgências (SAMU 192)

Ao discar o número 192, o cidadão estará ligando para uma central de regulação que conta com profissionais de saúde e médicos treinados para dar orientações de primeiros socorros por telefone. São estes profissionais que definem o tipo de atendimento, ambulância e equipe adequados a cada caso. Há situações em que basta uma orientação por telefone. O SAMU atende pacientes na residência, no local de trabalho, na via pública, ou seja, através do telefone 192 o atendimento chega ao usuário onde este estiver.

A equipe presta atendimento no menor tempo possível já no local, ainda fora do ambiente hospitalar, salvando vidas e diminuindo sequelas. O programa oferece o direcionamento para o serviço mais próximo e adequado, assim a equipe que está na ambulância ganha tempo (diminui o tempo/resposta), o que é crucial em emergências.

Veja mais fotos no site da prefeitura (AQUI).


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...