quinta-feira, 17 de julho de 2014

Agricultores familiares de São Raimundo das Mangabeiras definem apoios para as eleições 2014

Nesta quarta-feira, 16, representantes de sindicatos de trabalhadores rurais do sul do estado estiveram reunidos em São Raimundo das Mangabeiras para debaterem estratégias para a campanha eleitoral dos candidatos: Valdinar Barros (PT) a deputado estadual e Zé Carlos (PT) a deputado Federal. A reunião contou com a presença do presidente da FETAEMA Chico Miguel; Valdinar Barros; Henrique Sousa, coordenador da campanha de Zé Carlos; Joaquim Alves, líder sindical, presidente do diretório do PT e dirigente da FETAEMA; dentre outras lideranças de cidades da região, como: Loreto, Sambaiba, Fortaleza dos Nogueiras e Balsas.

A FETAEMA (Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado do Maranhão) – que conta com 214 sindicatos de trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, divididos em 10 regionais – tem um posicionamento político definido para as eleições deste ano. Os dirigentes da Federação decidiram apoiar Dilma Rousseff (PT) para Presidente, Flávio Dino (PC do B) para Governador, Zé Carlos (PT) para Deputado Federal e Valdinar Barros (PT) para Deputado Estadual.

“A federação hoje está discutindo, nas 10 regionais filiadas, a questão da política partidária, porque nós entendemos que essa organização precisa de representação, tanto nas câmaras de vereadores como também na Assembleia Legislativa e também no Congresso Nacional”, destaca Chico Miguel, presidente da FETAEMA.

O Deputado Zé Carlos foi representado na reunião pelo seu coordenador de campanha, Henrique Sousa, que vê, no posicionamento dos agricultores familiares, um avanço na defesa de seus interesses.

“Finalmente, os trabalhadores, nas suas organizações de classe, passaram a ter uma compreensão melhor de qual é o papel dessas organizações na defesa dos interesses da sua classe... Nos últimos 20 anos, se você chegasse em sindicato num momento eleitoral, para discutir política e defesa de candidaturas, e de interesses daquele sindicato, você ia ver que o sindicato tinha uma resposta assim: no sindicato a gente não discute política. O que era uma omissão muito grave”, diz Henrique.

O candidato a deputado estadual Valdinar Barros disse que a sua plataforma de campanha está alicerçada na defesa da reforma agrária e da agricultura familiar, “com assistência técnica, com crédito rural, com desenvolvimento social, com habitação rural, com educação do campo voltada para atender as necessidades reais dos filhos dos trabalhadores e das trabalhadoras”, bem como a saúde no campo, “para que os trabalhadores possam ser atendidos nas comunidades onde eles vivem e trabalham”.

Joaquim Alves, presidente do diretório do PT em São Raimundo das Mangabeiras e Secretário de Política Agrícola e Meio Ambiente da FETAEMA, destaca a importância dos trabalhadores rurais manifestarem suas preferências políticas.

“É preciso que a Federação pense na organização dos trabalhadores mais [também], sobretudo, quem representa os trabalhadores lá em Brasília na hora de discutir código florestal, essa questão ambiental, discutir essa questão das políticas públicas... Você precisa de uma bancada que, de fato, represente a agricultura familiar... Portanto, esse é o posicionamento, tanto da Federação como dos sindicatos de trabalhadores rurais”.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...