sábado, 5 de julho de 2014

Realizada formação continuada com profissionais do Programa Brasil Alfabetizado em São Raimundo das Mangabeiras

Foi realizada na quinta-feira, 03, mais uma formação continuada do programa Brasil Alfabetizado em São Raimundo das Mangabeiras. No município, o programa está sendo executado pelo Projeto Vida Feliz, em parceria com a Prefeitura Municipal, que cede a estrutura física para as aulas, que acontecem na zona urbana e rural, em um total de 25 turmas, todas no turno da noite.

O encontro de formação, realizado na Câmara de Vereadores, foi conduzido pela formadora Eliane Araújo Bezerra, do Instituto de Treinamento, Capacitação e Seleção de Pessoal, que qualifica os profissionais do programa em todo o estado. Em São Raimundo das Mangabeiras, o programa está sob a coordenação de Antônio José.

A faixa etária das pessoas que participam do programa é a partir dos 15 anos. Cada ciclo do programa tem duração de 8 meses, “mas depois a pessoa continua estudando na EJA normal”, que no município é ofertado na Escola Dom João Bosco, conforme e explicou o coordenador Antônio José.

Programa Brasil Alfabetizado

Fonte: MEC

O MEC realiza, desde 2003, o Programa Brasil Alfabetizado (PBA), voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos. O programa é uma porta de acesso à cidadania e o despertar do interesse pela elevação da escolaridade. O Brasil Alfabetizado é desenvolvido em todo o território nacional, com o atendimento prioritário a municípios que apresentam alta taxa de analfabetismo, sendo que 90% destes localizam-se na região Nordeste. Esses municípios recebem apoio técnico na implementação das ações do programa, visando garantir a continuidade dos estudos aos alfabetizandos. Podem aderir ao programa por meio das resoluções específicas publicadas no Diário Oficial da União, estados, municípios e o Distrito Federal. Saiba mais.

Objetivo: Promover a superação do analfabetismo entre jovens com 15 anos ou mais, adultos e idosos e contribuir para a universalização do ensino fundamental no Brasil. Sua concepção reconhece a educação como direito humano e a oferta pública da alfabetização como porta de entrada para a educação e a escolarização das pessoas ao longo de toda a vida.

Formação do Programa Brasil alfabetizado aconteceu na quinta-feira, 03 de julho, em São Raimundo das Mangabeiras


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...