quinta-feira, 26 de março de 2015

Aprovado Plano de Carreira dos Servidores da Câmara de São Raimundo das Mangabeiras

Foi aprovado nesta segunda-feira, 23 de março, o Plano de Cargos, Carreira e Salários dos servidores da Câmara de vereadores de São Raimundo das Mangabeiras. O plano, de autoria do Vereador Félix Resplandes, foi aprovado por unanimidade dos vereadores presentes. O plano institui diversos direitos e deveres dos servidores da casa, bem como estabelece proibições durante o exercício do cargo. Estavam presentes à sessão ordinária que aprovou o projeto os vereadores/as: Alessandra Alvarenga, Ailton Costa, Cobra, Emir da Cerâmica, Professor Jessé, Júlio da Foto Layser e Irmão Leonardo.

“O plano valoriza o servidor a curto, médio e, principalmente, a longo prazo”, destacou o Presidente da câmara, Vereador Irmão Leonardo. Ele disse esperar que o poder executivo se sensibilize e envie o projeto de lei que trata do plano de carreira, cargos e salários dos demais servidores públicos municipais. Ele ressaltou, no entanto, que o prefeito já assegurou que o projeto de lei será encaminhado à câmara neste ano.

Para o vereador Júlio da Foto Layser a lei “estimula os servidores a crescerem profissionalmente”, uma vez que prevê progressão salarial para aqueles que buscarem se qualificar.


O vereador Jessé Resplandes destacou que o plano de carreira “ajuda a melhorar a qualidade de vida dos servidores”. Ele disse esperar que o poder executivo um projeto de lei semelhante para contemplar “os servidores do município com um plano de carreira”.

Durante as discussões do projeto, duas emendas foram propostas, uma pela vereadora Alessandra e outra pelo Vereador Júlio da Foto Layser. Ao final, foram modificados: o artigo 22, no que tange o percentual de quinquênio, que aumentou de 2,5% para 3% e artigo 23, no que tange os percentuais para titulação, especificando o percentual para o servidor com graduação.

A garantia de licença saúde, licença maternidade de seis meses, licença paternidade de 8 dias, licença de casamento civil de 8 dias e licença prêmio são alguns dos benefícios estabelecidos na lei.

Fonte: Câmara de São Raimundo das Mangabeiras