quinta-feira, 26 de março de 2015

Iniciadas reuniões para elaboração do Plano Municipal de Educação de São Raimundo das Mangabeiras


Teve início em São Raimundo das Mangabeiras o processo de elaboração do Plano Municipal de Educação (PME) do município. No sábado, 14 de março, uma reunião marcou o início dos trabalhos de formação para elaboração do Plano. A reunião, mediada pela professora Luciana Maria Cardoso de Morais França, contou com a presença da Secretária de Educação, Professora Teresinha Brito, de 04 diretoras de escolas, coordenadores pedagógicos, professores e representantes do Conselho Municipal de Educação e do Conselho Municipal do FUNDEB. A elaboração do PME é uma das condições essenciais para que seja dada continuidade ao regime de colaboração entre os entes federados.

No encontro foi definida uma equipe técnica, que deverá desempenhar tarefas específicas, tais como: analisar dados e informações sobre a oferta e a demanda educacional no território do município; formular metas, estratégias e indicadores com base nos levantamentos realizados; avaliar os investimentos necessários para cada meta; analisar a coerência do conjunto das metas e sua vinculação com as metas estaduais e nacionais; estabelecer coerência e conexão entre o plano de educação e o projeto de desenvolvimento escolar local.


A elaboração do PME percorrerá cinco etapas: 1. Definir e distribuir responsabilidades; 2. Elaborar o documento-base; 3. Promover debate com a sociedade; 4. Redigir o projeto de lei e apresentar ao Executivo Municipal; 5. Acompanhar a tramitação na câmara municipal.

Para a Secretária Municipal de Educação, Professora Teresinha Brito, a elaboração, discussão e aprovação do Plano Municipal de Educação são importantes passos para o avanço das políticas públicas de educação no município.

“O PME está sendo construído visando a melhoria da qualidade da oferta educacional de nosso município e um dos seus pontos mais positivos é a interação popular, através da pluralidade das vozes [entre os vários segmentos sociais], buscando a unidade de uma educação de qualidade para todos.”O Plano Municipal de educação deverá ser coerente com o PEE (Plano Estadual de Educação) e com o PNE (Plano Nacional de Educação).

Com Informações da Prefeitura de São Raimundo das Mangabeiras