quinta-feira, 23 de julho de 2015

Superintendente Felix Resplandes se reune com proprietários de vans para tratar sobre cooperativa


O Superintendente de Articulação Regional de São Raimundo das Mangabeiras, Felix Resplandes, se reuniu nesta quarta-feira, 22 de julho, com proprietários de vans de São Raimundo das Mangabeiras, Loreto, Sambaíba, Fortaleza dos Nogueiras e Nova Colinas para tratar sobre questões relacionadas aos passos para a criação de uma cooperativa e sobre dificuldades que os mesmos estão enfrentando para fazerem parte de uma cooperativa em Balsas. Cerca de 15 vanzeiros participaram da reunião, realizada no prédio da Câmara Municipal.

Os motoristas manifestaram preocupação com um fato de uma cooperativa, que está sendo criada em Balsas, estar impedindo que alguns se associem, o que faz com eles se sintam ameaçados de ficarem prejudicados. Como alternativa, caso não aja diálogo com a cooperativa que está sendo criada, os vanzeiros pretendem criar uma cooperativa em São Raimundo das Mangabeiras e que abranja as demais cidades da região. Eles relataram também que muitos enfrentam dificuldades junto ao Detran para conseguirem emplacar os carros com placas vermelhas.

Felix Resplandes se comprometeu em se informar sobre a questão das cooperativas da região e sobre o andamento da regulamentação deste tipo de atividade no estado, bem como dialogar com o superintendente regional de Balsas, Márcio Rego, e com representantes do Detran, no tocante as dificuldades encontradas para os emplacamentos com placas vermelhas.

“Se, caso o pessoal de Balsas, que já tem um início de uma cooperativa, não aceitarem esse grupo participar da futura cooperativa deles, nós iremos criar com eles aqui uma cooperativa em São Raimundo das Mangabeiras incluindo os municípios dessa região”, disse Felix sobre os encaminhamentos da reunião. Ele se disse otimista com os próximos passos a serem tomados e que acredita que os proprietários de vans “não vão deixar de trabalhar e ganhar o pão de cada dia”.

Sobre a regulamentação do transporte alternativo no Maranhão, a lei que estabelece mudanças na regulamentação do transporte alternativo foi aprovada por unanimidade na sessão da Assembleia Legislativa do dia 20 de maio deste ano. As principais alterações da nova regra são a regulamentação do transporte semiurbano – antes a lei se referia apenas ao intermunicipal – e o aumento da oferta de viagens em vans e micro-ônibus. Antes, o limite dos trajetos realizados pelo transporte alternativo era de até 10% do transporte regular, mas a nova lei permite o acréscimo para até 50%.