sexta-feira, 3 de julho de 2015

Realizada Conferencia Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional em São Raimundo das Mangabeiras

Fonte: Prefeitura de São Raimundo das Mangabeiras

Foi realizada nesta quinta-feira, 02 de julho, a I Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de São Raimundo das Mangabeiras. O evento aconteceu no prédio da Câmara de Vereadores e contou com a participação de representantes do poder público municipal e estadual e da sociedade civil. A Conferencia debateu políticas publicas para garantir a segurança alimentar e nutricional no município, com foco na agricultura familiar, e elegeu delegados, um do poder publico e dois da sociedade civil, para participarem da 5ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, prevista para realizar-se entre os dias 17 e 19 de agosto de 2015, em São Luis.

A Conferencia teve por tema “Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar” e foi articulada pelas secretarias municipais, de Assistência Social, Saúde, Meio Ambiente, Agricultura e Educação. Durante o evento, cada secretaria apresentou as ações que desenvolvem ou que pretendem desenvolver para ajudar a garantir a Segurança Alimentar e Nutricional no município. A Assistente Social Ana Cleide falou das ações da Assistência Social, A secretária Maria José falou das ações da Saúde, a Secretária Joanice Costa falou das ações do Meio Ambiente, O Secretário Francisco Santana falou das ações da Agricultura, A secretária Teresinha Brito e a nutricionista Wilmara Cavalcante falaram das ações da Educação e de como é feito a gestão e acompanhamento da alimentação escolar no município.

A Palestra Magna da conferência foi proferida por Miercio Roberth, membro do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Maranhão (CONSEA-MA), tendo Aldecy Pereira, gestor da AGERP na regional de Balsas, como debatedor. A palestra serviu de base para as discussões dos três eixos da conferência, que foram discutidos em grupos: Eixo 1 – Quais os avanços e obstáculos para conquista da alimentação adequada e saudável e da soberania alimentar; Eixo 2 – Quais estratégias para conquista da comida de verdade no município, estado e Brasil; Eixo 3 – O que o poder público e a sociedade civil podem fazer para fortalecer o SISAN (Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional) nas três esferas governamentais.

Durante o evento foram eleitas as entidades que comporão o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA). Foram eleitos também os delegados para a 5ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional: da sociedade civil, João Batista Passos e Sonia Maria, tendo como suplentes, Zé Filho, João Antônio e Marciano; do poder público, Aldecy Pereira e Francisco Santana.

Do poder público municipal, também prestigiaram o evento: Arenaldo Lima, Secretário de Administração, Wanda Carvalho, primeira-dama, Irmão Leonardo, presidente da câmara, a vereadora Socorro Melo, o Vereador Júlio da Foto Layser, dentre outros servidores públicos das secretarias que organizaram o evento, como merendeiras, professoras e professores, coordenadoras e coordenadoras, diretoras de escolas, enfermeiras e outros. Dentre as entidades representadas, estavam: Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de São Raimundo das Mangabeiras, Cooperativa Agroecologia pela Vida de São Raimundo das Mangabeiras (COOPEVIDA), Associação do Assentamento Nova Descoberta, Associação do Assentamento Bacuri, Associação da Rádio Comunitária FM RIO Neves, Igreja Assembleia de Deus, Igreja Adventista do Sétimo Dia, Irmãs de São José e Pastoral da Criança, da igreja Católica, dentre outras.


Confira mais fotos na página da Prefeitura no Facebook