quarta-feira, 29 de julho de 2015

Realizada 5ª Conferência Municipal de Assistência Social de São Raimundo das Mangabeiras


Foi realizada nesta quarta-feira, 29 de julho, no auditório da Câmara de Vereadores, a 5ª Conferência Municipal de Assistência Social de São Raimundo das Mangabeiras, com o tema: “Consolidar o SUAS de vez, rumo a 2026”; e o lema: “Pacto Republicano no SUAS rumo a 2026: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”. O evento reuniu representantes do poder público e da sociedade civil do município, debateu a política de assistência social e elegeu delegados para a 10ª Conferência Estadual de Assistência Social, que será realizada em outubro, em São Luís, sob a coordenação do Conselho Estadual de Assistência Social.

A palestra magna da conferência foi proferida por Edla Magalhães e teve o mesmo tema da conferência. Além da palestra, os participantes se reuniram em cinco grupos e formularam propostas para a política de assistência social no município, estado e nação. Os temas abordados pelos grupos foram, respectivamente: 1 – Dignidade Humana e Justiça Social: Princípios fundamentais para a consolidação do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) no pacto federativo; 2 – Participação social como fundamento do pacto federativo no SUAS; 3 – Primazia da responsabilidade do Estado: por um SUAS público, universal, republicano e federativo; 4 – Qualificação do trabalho no SUAS na consolidação do pacto federativo; 5 – Assistência Social é direito no âmbito do pacto federativo.

O evento foi promovido pelo Conselho Municipal de Assistência Social, juntamente com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho. Além da presença da Secretária de Assistência Social, Betânia Maia, a conferência contou com a presença da Secretária de Saúde, Maria José, dos secretários de Agricultura, Francisco Santana, e de Administração, Arenaldo Lima, e dos vereadores, Júlio da Foto Layser e Luis gomes (Cobra).

A mesa de abertura foi composta por: Júlio da Foto Layser, vereador, representando os demais vereadores; Irmã Ana Amélia, representando a sociedade civil; Christiane Araújo, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente(CMDCA); Edla Magalhães, Assistente Social e palestrante do evento; Arenaldo Lima, Secretário de Administração, que representou o prefeito Francismar Carvalho; Ana Cleide, Assistente Social e presidente do Conselho Municipal de Assistência Social.

Foram eleitos delegados: José de Ribamar, representando a sociedade civil, e Júlio da foto Layser, representando o poder público.

Ainda durante o evento, Edmilson Martins, professor de Kung Fu, apresentou resultados do seu trabalho com o esporte no município. Dentre os quais, relatou que, recentemente, no dia 05 de julho, alguns dos seus alunos conquistaram Cinco medalhas de ouro, e ele uma medalha de prata, durante um campeonato de Kung Fu Wushu , disputado em Teresina, PI.