quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Estudantes do IFMA de São Raimundo das Mangabeiras apresentam trabalhos em Congresso em São Paulo


As acadêmicas do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFMA Campus de São Raimundo das Mangabeiras,Tatiana de Sousa Barros e Kaezze Mendes de Oliveira, participaram do 66° Congresso Nacional de Botânica, realizado em Santos-SP entre os dias 25 e 30 de outubro. Elas foram acompanhadas do professor orientador, mestre em Biologia, Miqueias, e apresentaram os resultados de duas pesquisas realizadas no período de setembro de 2014 a julho de 2015. A despesas referentes a viagem das estudantes e do professor foram bancadas pelo IFMA de São Raimundo das Mangabeiras.

A acadêmica Tatiana, natural de Fortaleza dos Nogueiras, apresentou aos congressistas os resultados da pesquisa intitulada “Frutos Consumidos in natura no município de São Raimundo das Mangabeiras” (Cerrado Sul Maranhense); Ao longo de 11 meses de trabalho de campo ela constatou que as frutas nativas servem de aporte econômico para muitas famílias do município de São Raimundo das Mangabeiras. Algumas comunidades conseguem, seja com a extração de poupa, com a fabricação de cajuína ou com a comercialização da própria fruta, faturar cerca de 12 mil reais. Os frutos mais consumidos in natura são caju, pequi e buriti. Tatiana reconhece positivamente a colaboração da instituição: “para mim foi gratificante, pois o IFMA enxergou o trabalho da gente, uma vez que bancou as despesas, eu me senti honrada; participar de um evento desse poste foi uma forma de adquirir mais conhecimentos e conhecer várias pesquisas que também estão sendo desenvolvidas em outras regiões do país”, diz emocionada.
A estudante Kaezze, natural de São Raimundo das Mangabeiras, apresentou o trabalho com o título “Conhecimento Popular de Plantas Medicinais no Município de São Raimundo das Mangabeiras”. O objetivo da pesquisa era identificar as plantas mais conhecidas e mais utilizadas na medicina popular. Ela constatou que as mais populares são a erva-cidreira, boldo, hortelã, alfavaca, capim santo, malva do reino e aroeira. Para ela o fato de conhecer novas experiências científicas é fundamental na vida de um estudante. “Foi maravilhosa a experiência de participar de um evento nacional”, diz Kaezze.