quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Irmão Leonardo cumpre agenda de trabalho em Brasília

Foto: da esquerda, Adalberto Oliveira, Interlegis, Marcio Muniz, presidente da Câmara de Santa Rita, Tiao Saraiva, Presidente da Câmara de Balsas, Irmão Leonardo, Bernardo Junior, Assessor do Deputado Federal Kleber Veerde, e Josiel Magrine, Interlegis.


O presidente da Câmara de Vereadores São Raimundo das Mangabeiras, Irmão Leonardo, esteve na terça-feira, 17, em Brasília, onde participou do Congresso Nacional da Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (Astral), visitou a sede do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) e se reuniu com o Ministro Raimundo Carreiro. Irmão Leonardo está trabalhando para que a câmara obtenha uma rádio legislativa.

O congresso Nacional da Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, foi direcionado a representantes de câmaras municipais de todo o Brasil. As palestras e debates abordaram temas como a instalação de emissoras de rádio e televisão legislativas e a desburocratização do processo de solicitação de canais junto ao Ministério das Comunicações e ao Congresso Nacional. Além disso, aconteceram palestras e debates sobre como integrar a rede legislativa de emissoras e como produzir e obter conteúdos para as emissoras legislativas.

“Estamos trabalhando para conseguirmos a rádio da câmara. É um processo muito burocrático, mas a documentação já está tramitando e esperamos que a rádio esteja funcionando o quanto antes”, avalia Irmão Leonardo.

O evento contou com a presença do presidente da Câmara, Eduardo Cunha, do Ministro das Comunicações, André Figueiredo, do secretário de Comunicação da Câmara, deputado Cleber Verde (PRB-MA), dentre outros.

Na visita à sede do ILB (Instituto Legislativo Brasileiro), juntamente como os presidentes das câmaras municipais de Balsas e Santa Rita, Irmão Leonardo conheceu os produtos tecnológicos oferecidos pelo Interlegis. Adalberto de Oliveira, servidor da Coordenação de Planejamento e Fomento do ILB, apresentou produtos e serviços que são oferecidos gratuitamente às casas legislativas, como o Portal Modelo para internet e o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL). O ILB executa o Programa Interlegis, órgão da estrutura do Senado Federal que tem como objetivo geral apoiar o processo de integração e modernização do Poder Legislativo brasileiro nos níveis federal, estadual e municipal, bem como aumentar a participação dos cidadãos no processo legislativo.

Irmão Leonardo, afirmou que os produtos apresentados aumentam a transparência das casas e afirmou que a câmara busca por produtos tecnológicos que “a auxiliem a ser moderna e a levar informação à população”.

Na visita ao Ministro Raimundo Carreiro, do TCU (Tribunal de Contas da União), que é filho de São Raimundo das Mangabeiras, Irmão Leonardo estava acompanhado do Vereador Asaf Sobrinho, de São Pedro dos Crentes. No encontro, foi acertada a participação do Ministro no Encontro Nacional dos Vereadores, evento promovido pela UVB (União dos Vereadores do Brasil) e que será realizado nos dias 17 e 18 de fevereiro de 2016, em São Luís.

“É sempre bom rever o nosso conterrâneo Raimundo Carreiro e ouvir as suas palavras de incentivo para que busquemos cada vez mais o desenvolvimento de São Raimundo das Mangabeiras. Na oportunidade, acertamos detalhes da sua palestra no Encontro Nacional dos Vereadores que será realizado em São Luís”, disse.

Sobre a rede legislativa de rádio

A Rede Legislativa de Rádio FM opera com compartilhamento de grade horária entre a Câmara dos Deputados e o parceiro local, seja Assembleia Legislativa ou Câmara Municipal.

O acordo está baseado no aporte de investimento que cada parceiro faz. O compartilhamento de horários da grade de programação é estabelecido no acordo de cooperação visando dar unidade nacional ao que vai ao ar em toda a rede.

Nas capitais, sempre que ocorrem reuniões de Plenário nas duas Casas legislativas no mesmo horário, a prioridade de estar ao vivo é da Câmara dos Deputados, que adquire os equipamentos. Encerrada a sessão plenária da Câmara dos Deputados, em Brasília, o parceiro local coloca no ar a sua sessão principal.

No interior, sempre que houver reuniões de Plenário das duas Casas no mesmo horário, a prioridade de estar ao vivo é da Câmara Municipal, que adquire os equipamentos. É necessário que a Câmara Municipal grave e coloque no ar a sessão do Plenário da Câmara dos Deputados assim que encerrar as transmissões de sua sessão principal.

Para iniciar a operação, a Rádio da Assembleia ou da Câmara Municipal pode transmitir toda a programação da Rádio Câmara dos Deputados enquanto se prepara para preencher sua grade com conteúdos próprios, que devem respeitar a legislação e as restrições previstas no acordo de cooperação.
Irmão Leonardo participa do Congresso Nacional da Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (Astral), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

Irmão Leonardo visita o Ministro Raimundo Carreiro, juntamente com o vereador Asaf Sobrinho, de São Pedro dos Crentes. No encontro, foi acertada a participação do Ministro no Encontro Nacional dos Vereadores, evento promovido pela UVB (União dos Vereadores do Brasil) e que será realizado nos dias 17 e 18 de fevereiro de 2016, em São Luís.

O congresso Nacional da Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas contou com a presença do presidente da Câmara, Eduardo Cunha, do Ministro das Comunicações, André Figueiredo, do secretário de Comunicação da Câmara, deputado Cleber Verde (PRB-MA), dentre outros.