domingo, 8 de novembro de 2015

São Raimundo das Mangabeiras foi representada na 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar


A 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional foi realizada entre os dias 03 e 06 de novembro em Brasília, com o lema “Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar”. São Raimundo das Mangabeiras esteve representada no evento através de Antônio José Alves, membro da Igreja Católica local (Pastoral da Juventude).

“Na luta fazemos história e essa história é para construção de uma nova sociedade, onde os menos favorecidos sejam respeitados nos seus valores culturais étnicos, raciais e familiares, levando em conta que todos merecem ser respeitados e valorizados no meio social”, destacou Antônio José, através do Facebook, sobre a a sua participação no evento..

Cerca de 2 mil convidados participaram do evento. Todos os estados estavam representados, respeitando-se a diversidade e a pluralidade do país. Dois terços da delegação era formada por representantes da sociedade civil, indígenas, quilombolas, população negra, povos de terreiro, além de outros povos e comunidades tradicionais e a população em geral.


Durante o evento, a presidenta Dilma Rousseff firmou o Pacto Nacional pela Alimentação Saudável, cujo objetivo é promover campanhas de esclarecimento da população sobre a importância de hábitos alimentares saudáveis e atuar no ambiente escolar, no sistema de saúde e nos equipamentos públicos de alimentação.

No último dia da Conferência os delegados de todo os país votaram as propostas que serão encaminhadas ao governo, como o acesso dos povos indígenas à terra, valorização do papel das mulheres e melhoria na oferta de alimentos saudáveis.

Na sua estadia em Brasília, Antônio José, juntamente com Ronaldo Lima, de Carolina, visitou o Deputado Federal Zé Carlos (PT). A visita reforçou propostas que podem beneficiar a Agricultura Familiar, distribuição de Água nas Comunidades, Saúde e infraestrutura da região.