quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Alunos da rede municipal de São Raimundo das Mangabeiras participam de simulado para a Prova Brasil


A Prefeitura Municipal de São Raimundo das Mangabeiras, através da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Unidade Regional de Educação (URE) de Balsas aplicou o 2º simulado em preparação à Prova Brasil, nas escolas da Rede Municipal de Ensino.

O objetivo do Simulado é preparar os alunos de 5º e 9º ano do Ensino Fundamental para a Prova Brasil, que constitui um dos indicadores do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) das escolas da rede Pública do município.

Segundo a Secretária de Educação, Professora Teresinha Brito, “esta é uma ação importante para socializar os conteúdos e as questões similares que caem nas provas SAEB/Prova Brasil e assim avaliar os desempenho dos estudantes em Língua Portuguesa com foco em leitura, Matemática, e com foco na resolução de problemas”. Tal medida, segundo a secretária, “pode identificar as habilidades desenvolvidas pelos alunos e ajudar os professores a organizar estratégias pedagógicas para trabalhar o que ainda não foi alcançado. Todo o custo para a aplicação do simulado foi feito pela Prefeitura Municipal, que não mede esforços para melhorar a Educação do Município”.

Prova Brasil

A Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são avaliações para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Têm o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.

Nos testes aplicados na quarta e oitava séries (quinto e nono anos) do ensino fundamental, os estudantes respondem a itens (questões) de língua portuguesa, com foco em leitura, e matemática, com foco na resolução de problemas. No questionário socioeconômico, os estudantes fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho.

Saiba mais sobre a Prova Brasil AQUI
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...