segunda-feira, 23 de abril de 2018

Governador visita a 15ª edição da Agritec nesta quarta (25), em São Raimundo das Mangabeiras


O município de São Raimundo das Mangabeiras recebe a 15ª edição da Feira da Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão (Agritec). A iniciativa do Governo do Estado promove a divulgação da agropecuária rural local, oferece capacitação e integra produtores. O evento será de 24 a 26 deste mês. Na programação, o Governo entrega títulos de terra, toneladas de grãos, sistemas de abastecimento, formaliza adesões ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), entre outros. O governador Flávio Dino estará no evento nesta quarta-feira (25), a partir das 9h.

“Este é um importante espaço para os produtores, onde podem debater o cenário, se atualizar com as oportunidades de formação apresentadas e o mais importante, impulsionar suas culturas divulgando e comercializando”, destaca o secretário de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Júlio César Mendonça. O evento vai reunir produtores de 16 municípios do território Cerrado Sul do Estado.

Integrando as ações da feira, o Governo entrega título coletivo de terra para a Associação dos Moradores do Povoado Mosquito, da cidade de Pastos Bons, beneficiando 73 famílias. Ainda, entrega de 35 toneladas de sementes de feijão para comunidades agricultoras de 14 municípios, em reforço da agricultura familiar e como parte das ações do programa estadual Mais Sementes.

Ainda, entrega de três Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água; assinatura do Termo de Adesão ao PAA para cinco cidades; assinatura de convênio de cooperação técnica com cooperativa local; abertura de concessão de crédito aos produtores por entidades financeiras; serviços de emissão de documentos pessoais (RG e CPF), Cadastro Ambiental Rural (CAR); e atendimento geral de secretarias de Estado.

A Agritec é realizada pelo Sistema da Agricultura Familiar que inclui a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SAF), a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp) e Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma); em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa-Cocais), Sebrae-MA e Prefeitura.


Fazem parte do evento, também, entidades de movimentos sociais como Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras do Estado do Maranhão (Fetaema), Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB), Associação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas do Estado do Maranhão (Aconeruq), Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf) e Movimento Sem Terra (MST).



SERVIÇO


O QUÊ? Visita do governador Flávio Dino à 15ª Agritec
QUANDO? Nesta quarta-feira, 25, a partir das 9h
ONDE? Na Avenida Rodoviária, BR 230, Centro – prédio do antigo DNER, em São Raimundo Mangabeiras