domingo, 23 de dezembro de 2018

Inaugurado Sistema de Irrigação do IFMA Campus São Raimundo das Mangabeiras


O setor agropecuário do IFMA Campus São Raimundo das Mangabeiras deu mais um passo em direção à excelência dos cursos da área agropecuária com a montagem do tão sonhado sistema de irrigação automático para pastagens.

O sistema de irrigação visa a disponibilização de água, de forma eficiente, para as plantas durante todo o ano, o que promove uma maior produtividade vegetal e como é uma pastagem, maior produtividade animal.

O sistema de irrigação foi instalado em uma área de 0,4 hectares de capim Panicum maximum cv. aruana, no qual foi dividido em 4 setores. O sistema utilizado é a mini-asperção, pois semelhante a aspersão convencional molha toda a área, no entanto necessita de menor pressão para seu funcionamento. Além disso, o sistema conta com válvulas elétricas capazes de controlar automaticamente a irrigação dos piquetes, o que reduz custos com mão de obra, economiza energia e aumenta a eficiência de irrigação.

Além de ser um aporte para a produção de alimentos para o setor de caprinovinocultura, esse sistema de irrigação pode e deve ser usado, ainda, como demonstrativo aos agricultores regionais que desejem irrigar pastagens ou outras culturas. Com o sistema, os alunos dos cursos de agropecuária e agronomia poderão ter aulas práticas no setor, conhecendo o sistema, observando seu funcionamento, manuseando seus componentes e programando o tempo e a hora de irrigação.

Portanto essa é mais uma conquista do setor agropecuário do campus que vem trazer grandes benefícios tanto para manutenção e melhoria de outros setores quanto para a extensão e as aulas práticas, facilitando ainda mais o processo de ensino e aprendizagem.

(Texto: Clemerson Nunes). Com adaptações da redação do Blog.