domingo, 16 de dezembro de 2018

Mangabeirense Francisca Rodrigues, que sofre de uma doença rara, consegue fazer cirurgia em Barcelona


A Mangabeirense Francisca Gomes Rodrigues Hilbig, que tem uma doença rara chamada Malformação de Arnold-Chiari tipo 1, conseguiu realizar a cirurgia nessa quinta-feira, dia 13 dezembro, em Barcelona, na Espanha. A cirurgia foi conduzida pelo Dr. Horia Salca Calín, neurocirurgião.

Recentemente a comunidade mangabeirense se mobilizou para ajuda-la a arrecadar recursos para a realização do procedimento cirúrgico.

Após a cirurgia, realizada no Hospital SIMAS, Francisca gravou um vídeo de agradecimento a todos que ajudaram a fazer com que a cirurgia fosse realizada. "quero agradecer a todos que fizeram com que esse momento fosse possível", comentou. Ela disse ainda que outros problemas de saúde foram diagnosticados ao chegar à Barcelona, o que fez com que a cirurgia demorasse mais do que o previsto.




Uma publicação compartilhada por Francisca Rodrigues (@franciscarodrigues428) em

Em conversa pelo WhatsApp, neste domingo, 16, Francisca informou que já saiu do hospital. Na próxima quinta-feira, dia 20 de dezembro, haverá um retorno ao hospital para avaliação do seu quadro de saúde. Após a avaliação será possível uma previsão de quando ela poderá retornar ao Brasil.

A Campanha para ajudar Francisca teve início no final do mês de outubro (VEJA AQUI). A Campanha mobilizou a comunidade mangabeirense, com diversos grupos de pessoas que se uniram e se empenharam em arrecadar recursos. Foram organizadas rifas, feijoada, torneio de futebol e outras atividades com o objetivo de arrecadar recursos (VEJA AQUI).



Síndrome de Arnold-Chiari

O Chiari tipo 1 é uma mal formação do crânio que acontece na altura da junção entre o pescoço e a cabeça. Ocorre quando uma parte do encéfalo chamada de cerebelo, entra no canal vertebral (Figura). Esta deformidade está relacionada a um problema na circulação do líquido céfalo-raquidiano (líquor). Este líquido envolve todo o sistema nervoso central, no crânio e no canal vertebral e, quando há um distúrbio da sua circulação, pode ocasionar uma série de sinais e sintomas. A síndrome pode aparecer também em pessoas que não apresentem qualquer deformidade, como resultado de outras doenças, no entanto, a forma mais comum é a congênita e acomete principalmente as mulheres.

Fonte: www.neurocirurgia.com