quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Destaques da Sessão Ordinária da Câmara de Mangabeiras do dia 07 de outubro de 2019

Foi realizada nessa segunda-feira, 07 de outubro, mais uma Sessão Ordinária da Câmara Municipal de São Raimundo das Mangabeiras. A Sessão contou com a presença de todos os 11 vereadores (as): Ailton Costa, Alessandra Alvarenga, Catré, Darleia Oliveira, Emerson Cardoso, Emir Alencar, Júlio da Foto Layser, Irmão Leonardo, Maurício Dião, Nonato da Papelaria e Pedro Violão.

Os assuntos mais comentados trataram sobre o resultado da eleição do Conselho Tutelar, questões relacionadas ao transporte escolar e à necessidade de recuperação de estradas vicinais, pontes e veículos públicos do município.

Assista!



Confira, AQUI, síntese das falas dos vereadores e demais participantes da sessão

Destaques falas dos vereadores




Durante a Sessão Ordinária dessa segunda-feira, dia 07 de outubro, o Vereador Emerson Cardoso fez crítica ao poder executivo quanto à eleição do Conselho Tutelar, salientando que presenciou descaso do executivo quanto às chapas disponíveis para a votação, pois as fotos dos candidatos foram impressas em preto e branco, sendo quase impossível detectar os rostos dos candidatos. Ponderou que muitas das pessoas que têm dificuldades de leitura votaram errado, pois não identificaram os seus candidatos. Comentou que faltou a confecção de chapas de boa qualidade. Opinou que é lamentável a administração ter virado as costas para a sociedade nesse quesito. Parabenizou a Presidente do CMDCA, Dayanny Auzier, pela organização do processo de eleição do Conselho Tutelar, o que precisa ser reconhecido. Comentou que tem a consciência de que desempenha o seu papel e que se esforça para fazer cada vez melhor, embora observa que a maioria do eleitorado não se preocupa com a boa atuação dos vereadores, estando mais preocupado com os interesses individuais. Comentou, de forma genérica, sobre pedidos de venda de votos feitos por eleitores durante a eleição, ponderando que chegou a saber de pedidos feitos por pessoas esclarecidas, como professores e lideres religiosos, enquanto que pessoas mais humildes pediam a solução de problemas coletivos. Salientou que a questão é complicada e de difícil solução. Afirmou que é preciso uma mudança de postura, tanto de eleitores quanto de políticos, pois a compra e venda de votos contribui para a corrupção. Opinou que uma das soluções para o problema é a conscientização do eleitorado.



Durante a Sessão Ordinária dessa segunda-feira, dia 07 de outubro, o Vereador Pedro Violão Comentou sobre a organização da eleição do Conselho Tutelar, na pessoa da presidente do CMDCA, Dayanny Auzier. Parabenizou os eleitos e os demais candidatos que participaram do processo. Observou que as chapas poderiam ter sido de uma melhor qualidade, conforme foi comentado pelo vereador Emerson Cardoso. Salientou que a votação poderia ter sido com o uso da urna eletrônica. Reforçou pedido para melhoria da Ponte dos Mamões. Comentou que a cada dia a situação da ponte piora e que ainda não recebeu informações sobre a solução do problema. Reforçou pedido para a solução do problema das estradas vicinais. Comentou que ainda não foi solucionado o problema da iluminação pública da avenida que dá acesso ao Bairro Palmeiras, bem como em outras áreas da cidade.



Durante a Sessão Ordinária dessa segunda-feira, dia 07 de outubro, o Vereador Maurício Dião parabenizou os eleitos e demais candidatos do processo eleitoral do Conselho Tutelar. Concordou com o pronunciamento do Vereador Emerson Cardoso sobre a qualidade das chapas da eleição. Comentou sobre carros do município que estão parados em uma oficina em Balsas. Ponderou que é algo que precisa ser solucionado. Pediu seja pedido esclarecimento ao secretário de Infraestrutura sobre o caso. Pediu solução para o problema da estrada da localidade Vaca Morta, do Pico, da Serrinha, Mimosos, Pedra Grande, Cabeceiras e demais estradas vicinais do município que estão em situação difícil.



Durante a Sessão Ordinária dessa segunda-feira, dia 07 de outubro, a Vereadora Darleia Oliveira parabenizou o processo de eleição do Conselho Tutelar, aos eleitos e todos os candidatos que participaram do processo. Comentou que a Câmara deixa a desejar em alguns aspectos, principalmente porque a maioria dos vereadores é favorável ao prefeito. Comentou que tem vereador que recebe diárias mais do que o salário. Afirmou que a Câmara precisa dar o exemplo, que nunca pegou uma diária da Câmara. Comentou que vai averiguar a questão das diárias dos vereadores, que é preciso que os vereadores comprovem a necessidade dessas diárias. Ponderou que ouve críticas à câmara em redes sociais, mas que não vai discutir em rede social, pois não resolve o problema. Afirmou que já presenciou escolas do município servindo farofa seca aos estudantes, o que é vergonhoso. Ponderou que os vereadores precisam fiscalizar mais. Salientou que precisa melhorar a saúde e o transporte escolar. Comentou que falta parceria entre os vereadores para apresentar melhores resultados perante a sociedade. Afirmou que esteve na oficina em Balsas onde os carros da prefeitura estão parados e que observou o problema, que os carros estão lá há mais de ano, que a sociedade é que fica no prejuízo. Afirmou que ficou sabendo que o Secretário de Infraestrutura esteve na oficina e que se comprometeu de que os carros serão liberados ate o fim do mês. Comentou sobre problemas no atendimento de algumas secretarias, que isso é algo que não pode acontecer, que muitos contratados não atendem bem o povo.



Durante a Sessão Ordinária dessa segunda-feira, dia 07 de outubro, o Vereador Júlio da Foto Layser comentou sobre o Dia Internacional do Idoso, comemorado em 1° de outubro. Comunicou que a Secretaria de Assistência Social, em parceria com o CRAS, realizou uma programação em comemoração ao Dia do Idoso, no dia 2 de outubro, com um almoço comemorativo pela data. Parabenizou todos os idosos pela passagem do seu dia. Parabenizou a realização do processo de eleição ao Conselho Tutelar. Ponderou que as falhas apontadas por alguns vereadores são para serem corrigidas, o que vem ocorrendo a cada eleição. Parabenizou à organização, na pessoa da Lisa, Dayanny e Maevi. Parabenizou os conselheiros eleitos e aos demais que disputaram a eleição, bem como aos eleitores que compareceram. Comentou sobre a fala da Vereadora Darleia quanto à merenda escolar. Ponderou que não é para ser servido farofa seca como merenda escolar, que se isso ocorreu está errado e que o papel dos vereadores é fiscalizar mesmo, sempre analisando cada caso. Comentou sobre o problema da fossa do hospital São Raimundo Nonato, afirmando que o problema foi identificado e que será solucionado. Comunicou que já foi iniciado o asfaltamento do Bairro Cidadão e que será feito o recapeamento de cerca de 11 km das ruas da cidade, o que deverá acabar com todos os buracos das ruas. Comentou sobre o problema das estradas vicinais, informando que já cobrou do secretário Cobra. Comentou sobre veículos do município que estão parados em Balsas, se comprometendo em buscar informações sobre os veículos os mesmos. Salientou que o governo municipal está funcionando em todas as áreas. Ponderou que existem avanços na saúde, na assistência social, na educação, infraestrutura e demais áreas. Comentou sobre o programa PAA, que funcionou por sete meses. Comentou sobre o programa de distribuição de cestas básicas, que está beneficiando todos os bairros. Comentou que três máquinas estão fazendo açudes e que vai iniciar a gradagem das terras para o plantio. Defendeu a atuação dos vereadores que buscam benefícios fora do município, que para isso fazem jus às diárias, o que é garantido por lei.



Durante a Sessão Ordinária dessa segunda-feira, dia 07 de outubro, o Vereador Emir Alencar fez leitura de notícia sobre projeto de lei de um senador que visa proibir a realização de shows por municípios endividados. Fez crítica à previsão de recursos no orçamento de mais de 1 milhão para a realização de shows, o que não está previsto no PPA (Plano Plurianual). Comentou que os vereadores não podem extrapolar suas atribuições, que muitas vezes parte da população não compreende essas atribuições e faz cobranças que não dizem respeito às funções dos vereadores. Comentou sobre fotos de veículos do município parados em uma oficina em Balsas. Comentou que os veículos e máquinas foram sucateados de forma rápida, o que caracteriza um descaso quanto à manutenção desses bens. Ponderou que é preciso disciplinar o uso desses bens. Comentou que foi retirada da LDO a possibilidade da aquisição de novos veículos, uma vez que os existentes não estão sendo bem administrados. Ponderou que os vereadores não podem impor ao executivo um prazo para fazer a manutenção dos veículos, além de fazer requerimentos cobrando a solução dos problemas e que se não há um atendimento dos requerimentos não é por omissão da casa legislativa. Ponderou que a Câmara tem limitações quanto à fiscalizado do executivo e que na medida do possível a Câmara está fazendo o seu papel. Salientou que compete aos eleitores avaliarem a atuação do chefe do poder executivo. Comentou sobre requerimento solicitando a presença do responsável pela empresa do transporte escolar à sessão do dia 04 de novembro para fazer esclarecimentos sobre a prestação do serviço, uma vez que existem pontos a serem esclarecidos. Comentou que a câmara está atuando de forma cada vez mais transparente, estando atenta aos anseios da população e buscando se comunicar com esta de forma mais dinâmica. Ponderou que não tem pretensão de dar cobertura a falhas do poder executivo, que existem falhas na gestão, mas que torce para o governo dar certo.



Durante a Sessão Ordinária dessa segunda-feira, dia 07 de outubro, o Vereador Irmão Leonardo comentou que questionou durante a votação do Conselho Tutelar sobre a qualidade das chapas, o que foi levantado pelo Vereador Emerson Cardoso. Ponderou que recebeu a informação de que o tamanho da chapa era padronizado, mas que reforçou quanto à qualidade da impressão. Comentou que a forma de organização da lista de eleitores é algo que também precisa melhorar para a próxima eleição do Conselho Tutelar, de uma forma que facilite a busca do nome do eleitor. Comentou sobre os problemas nas estradas vicinais que precisam de reparos, que esteve em algumas regiões e que observou a necessidade da solução do problema. Apresentou indicativos de pautas das sessões ordinárias até o fim do ano, inclusive com a realização de uma sessão itinerante destinada a discussão do orçamento, o que deverá ter a data confirmada em breve. Comentou que questionou ao secretário de Infraestrutura, Cobra, sobre os veículos do município parados em uma oficina em Balsas. Afirmou que o secretário disse que as fotos divulgadas em redes sociais são antigas e que apenas dois daqueles veículos não estão circulando, uma F4000 e um caminhão carga seca, que foi acidentado, sendo que a F4000 já está arrumada e que a liberação do mesmo está sendo providenciada pela gestão. Quanto ao caminhão, comentou o Secretário informou que estava buscando informações sobre o mesmo. Comentou sobre as diárias para vereadores, comentado pela Vereadora Darleia Oliveira, afirmando que nenhum vereador recebe diárias além do que é permitido em lei, que para receber diárias os vereadores devem fazer a solicitação e comprovar a necessidade das mesmas. Ponderou que muitos que criticam o trabalho dos vereadores em redes sociais o fazem sem ter o devido conhecimento do papel e do trabalho dos vereadores.

A câmara de São Raimundo das Mangabeiras realiza todas as segundas-feiras as sessões ordinárias, a partir das 19 horas. As sessões são abertas ao público.

Todas as quartas-feiras, a Rádio Comunitária FM Rio Neves transmite um resumo das sessões a partir das 10:30 horas. A rádio transmite na frequência 87,9 MHz, podendo ser ouvida também pela internet em www.fmrioneves.com.br

Fonte: Câmara de São Raimundo das Mangabeiras