segunda-feira, 21 de outubro de 2019

27 estudantes de Ciências Biológicas colam grau em São Raimundo das Mangabeiras


O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) realizou, no dia 17 deste mês, a cerimônia de colação de grau de 27 estudantes do Curso de Licenciatura de Ciências Biológicas do Campus São Raimundo das Mangabeiras. O evento, que marcou o início de uma nova fase na vida profissional dos alunos, ocorreu no Clube Recreativo Mangabeirense e teve a presença de familiares e amigos dos formandos, além de autoridades.

O reitor Roberto Brandão defendeu a educação como bem público no discurso para os formandos. “A comunidade de Mangabeiras sabe da transformação implementada na cidade com a chegada do Instituto Federal do Maranhão. Hoje estamos aqui, formando 27 novos biólogos, um cenário impensável antes da existência do IFMA no município. Isso é possível quando se pensa a educação como bem público”, afirmou. Ele também discursou sobre as expectativas dos novos profissionais. “Algumas preocupações e expectativas rondam a cabeça de todo formando. Mas vocês podem ter a certeza que se se dedicarem às oportunidades que aparecerão daqui para frente, não há o que temer quanto ao futuro profissional”, disse.

O diretor-geral do campus, Jânio Fernandes, também destacou o papel do IFMA para a economia de São Raimundo das Mangabeiras. “O campus tem contribuído eficazmente para a economia e educação do município. Temos hoje 1.514 alunos, de educação presencial e a distância. A cada 10 estudantes do ensino médio técnico, 6,4 passam em exames para entrar em universidades públicas. Tudo isso vem graças também ao apoio da comunidade de Mangabeiras e cidades próximas, que nos enxergam como uma boa escola, um bom local para estudar e fazer um curso superior”, afirmou.

A oradora oficial da turma, Ana Carla da Silva Pires, frisou a união dos estudantes e o apoio durante a vida acadêmica. “É necessário olhar para trás, para o início da vida acadêmica. Foram anos felizes, difíceis, exigentes. Conquistamos muito com a união e ajuda dos amigos. Somos vencedores e podemos dizer que valeu a pena”, declarou.

Em vídeo, o paraninfo da turma, Guilherme Silva Miranda, parabenizou os alunos pelo término da graduação e agradeceu pela escolha como padrinho da turma. “Foi uma surpresa para mim. Não esperava ter sido escolhido, pois esta foi a primeira turma para a qual dei aula, ainda no primeiro período”, comentou.

Além do reitor e do diretor-geral do campus, a mesa da solenidade também teve a presença do presidente da Câmara de Vereadores da cidade, Leonardo Sousa Santos; do vereador Julio Cesar Alves Costa, que representou o prefeito Rodrigo Botelho Melo Coelho; da pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFMA, Natilene Mesquita Brito; do chefe do departamento de Ensino do campus, Rosimiro Araújo do Nascimento; do coordenador do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Rafael Fonseca Zanotti; o professor Richardson Soares de Sousa, representante do paraninfo; e o professor Pedro Ribeiro Araújo, patrono.

Também receberam homenagem durante o evento a professora Ludymila Brandão Mota, e a secretária de educação de São Raimundo das Mangabeiras, Jeanette Rego Gomes Silva. A turma homenageou ainda a colega formanda Salviana Ribeiro de Sousa.

Fonte: Portal IFMA