terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Em entrevista, Prefeito Rodrigo Coêlho reafirma compromisso com a saúde e desenvolvimento social


O prefeito Rodrigo Coêlho (PCdoB) concedeu entrevista nesta terça-feira, 03, à Rádio FM Rio Neves, e reafirmou que o foco da sua gestão à frente da Prefeitura de São Raimundo das Mangabeiras será nas áreas da saúde e do desenvolvimento social. O prefeito apresentou detalhes sobre como pretende realizar a gestão, iniciada nessa segunda-feira, 02.

Rodrigo afirmou que inicia a gestão com austeridade. “Grandes ações vão existir, mas eu só posso iniciá-las quando eu tiver um fluxo de caixa que me dê condições de começar e não parar”, disse, afirmando o que os serviços essências serão mantidos de forma regular.

“Eu tenho medo de começar como uma Ferrari e terminar como um Fusca... Eu quero começar como um fusca e terminar como uma Ferrari”, disse o prefeito ao explicar o porquê da austeridade e cautela no início da gestão.

Saúde

“Não vou medir [esforços] para tomar medidas para melhorar a condição do atendimento da saúde pública do nosso município”, disse Rodrigo, enfatizando que realizou reunião nessa segunda-feira, 02, com servidores da saúde. Segundo ele, um “dialogo muito bom, muito sincero, muito transparente”. Uma das novidades que o prefeito quer implantar é a “Avaliação diária dos profissionais de saúde” em todas as unidades de saúde.

Quanto à infraestrutura da saúde, Rodrigo reafirmou que vai comprar quatro ambulâncias e que a equipe de licitação já está iniciando de cotação das mesmas. Uma ambulância traçada será destinada ao hospital São Raimundo Nonato e as demais ficarão à disposição nos maiores povoados: Vale Verde, Morro do Chupé e Canto Grande.

Rodrigo informou ainda que haverá casas de apoio às pessoas com problemas de saúde que precisam se deslocar do município para outras cidades, como Teresina, São Luís e Imperatriz. “O que eu não quero é que a nossa população doente sofra mais do que o que já vem sofrendo com a doença”.

Desenvolvimento Social

Rodrigo explicou que um novo projeto, com novos programas sociais, será elaborado e encaminhado à câmara. “Nós vamos, agora, fazer os programas sociais que nós achamos adequados”. Ele se comprometeu em continuar a distribuição de lotes no Bairro Cidadão. “A inclusão social estará presente nos quatro anos do governo”, disse.

Limpeza Pública

Rodrigo informou que uma empresa será licitada para realizar os serviços de limpeza pública. Ele disse que espera ter à disposição da gestão caminhões papa lixo, caçambas e escavadeiras, dentre outros equipamento. “Nós vamos ter uma limpeza de excelência, como será todas as nossas ações no decorrer desse quatro anos de governo”, disse.

Secretariado

Quanto aos nomes dos secretários, Rodrigo explicou que nomeará os secretários “no decorrer do mês de janeiro”. Três nomes já foram adiantados: Adilton Costa na saúde, Márcio Coelho na Administração e Jessé Resplandes na Cultura.

Estrutura Administrativa

Mudanças na estrutura administrativa serão enviadas em um projeto de lei para ser analisado e aprovado pelos vereadores.

Administração

Dentre as mudanças na gestão de pessoal, o prefeito informou que todos os servidores estão sendo convocados a se apresentarem na secretaria municipal de administração “para que sejam encaminhadas novas diretrizes para esse funcionário”.

Outra mudança é com relação ao pagamento do 13º salário dos servidores, que até o ano passado era pago no mês do aniversário do servidor. O prefeito informou que a partir deste ano, o 13º será pago da seguinte forma: “50% no dia 20 de novembro e 50% no dia 20 de dezembro, conforme manda a lei”.

Cultura

Rodrigo disse que promoverá a cultura e que as festas tradicionais do município serão apoiadas pela gestão, que buscará apoio do governo do estado para a realização dos eventos. Ele disse que será um “prefeito dinâmico, eclético”. “De tudo, a gente vai buscar fazer o melhor”.

Outras ações

Rodrigo informou que buscará solução para o problema do abastecimento de água do Bairro Vila Ceci; que as máquinas da prefeitura continuarão prestando serviço para o povo, porém, somente após passarem pelas devidas revisões; que buscará fazer com que o Programa Luz Para Todos continue a ser desenvolvido no município; que buscará recursos para a construção de poços artesianos; que buscará recursos para a “tão sonhada construção do matadouro público municipal”.

Durante a entrevista, conduzida por Felix Bezerra, o prefeito esteve acompanhado de correligionários, do ex-prefeito Francismar Carvalho, que foi convidado por Rodrigo, dos vereadores Irmão Leonardo e Catré e do futuro secretário de Saúde, Adilton Costa.