sábado, 28 de janeiro de 2017

Tríduo pedagógico 2017 encerra com festa descontraída entre os docentes mangabeirenses


O Tríduo Pedagógico 2017, destinado à formação continuada dos professores da rede municipal de São Raimundo das Mangabeiras, encerrou nessa sexta-feira, 27, com uma festa cheia de descontração, na AABB, com música ao vivo, jantar e o bingo de um notebook. O prefeito Rodrigo Coêlho prestigiou a festa de encerramento, onde cumprimentou cada professor, recebeu homenagens pelo empenho na realização do Tríduo e fez a entrega do notebook ao vencedor do bingo, o professor Orleans.

“O Tríduo Pedagógico foi de grande importância para a educação mangabeirense, pois os professores puderam debater sobre a prática pedagógica e refletiram sobre novas metodologias que ajudarão na melhoria da educação de nossas crianças e jovens”, comentou o prefeito Rodrigo Coêlho sobre sua participação na festa de encerramento da formação.

Durante o último dia de atividades do Tríduo, os professores, divididos em grupos, de acordo com as séries que lecionam, tiveram palestras com a temática: O professor como gestor em sala de aula; O despertar do Professor; e Plano de Aula – um outro jeito de realizar. Os professores ainda apresentaram trabalhos confeccionados no dia anterior sobre recursos didáticos.

A Secretária Municipal de Educação, Professora Teresinha Brito, demonstrou confiança de que os temas trabalhados no Tríduo serão aplicados em sala de aula ao longo do ano letivo. “As nossas expectativas são as melhores possíveis e o que vai nos confirmar isso é o dia a dia da sala de aula, que será muito bem acompanhado pela equipe da SEMED”.

A coordenadora da Educação Infantil, Professora Soeli Rocha, disse que muitos dos assuntos debatidos já são aplicados, mas que a equipe vai trabalhar para que os novos conhecimentos sejam inseridos na prática pedagógica. “A gente vai procurar inserir as mudanças que foram trazidas pela equipe de formadores, para que a nossa educação, na educação infantil e creche, seja realmente destaque dentro do município”, disse.

Dayanny Ayzier, que coordenará as atividades da educação fundamental de 1º ao 5º ano ao lado da Professora Aldacy Resplandes, disse esperar uma mudança de práticas pedagógicas, “tirar aquele método tradicional, que, às vezes, de uma certa maneira, assusta, intimida os nossos alunos, e colocar esse novo e explorar as práticas novas, as metodologias novas, explorar nos nossos alunos o que eles têm de melhor, que são as suas habilidades, as suas competências”, disse.

A Coordenadora do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano, Professora Jeanette Rêgo, acredita que os conhecimentos debatidos e adquiridos pelos professores durante o Tríduo ajudarão na pratica de sala de aula. “Só quando o professor adquire novos conhecimentos é capaz de, observar como ensina e melhorar sua prática na sala de aula”. Para ela, “a formação continuada também é para que os professores sintam-se mais motivados para aprender e ensinar”.

O Tríduo pedagógico 2017 teve por tema: “Educação compartilhada: Conjugando teoria e prática para o aprimoramento das aprendizagens”. Pela primeira vez, houve a divisão dos professores de acordo com as séries que lecionam, atendendo à necessidade específica de cada realidade escolar. Os professores da educação infantil participaram de atividades no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), os professores do Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano estiveram reunidos no auditório da Escola Dom João Bosco e os professores do 6º ao 9º ano no auditório da Câmara Municipal de Vereadores. Diariamente, os professores participaram de atividades em dois períodos, das 08h às 12h e das 14h às 18h.


Segundo a Prefeitura, "a animação dos professores, observada na festa de encerramento do tríduo, demonstra que a gestão municipal realizou um evento de sucesso. A expectativa é que os conhecimentos debatidos e refletidos ao longo do evento sejam postos em prática e que a didática em sala de aula seja cada vez melhor. A gestão espera que o investimento na formação continuada dos professores, assim como a valorização salarial e a melhoria da infraestrutura das escolas, ajude a melhorar os índices educacionais do município."




Veja mais fotos do Tríduo Pedagógico 2017 na Página da Prefeitura no Facebook.