segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Secretaria de Educação de Mangabeiras promove encontro formativo com diretores e coordenadores


A Secretaria Municipal de Educação de São Raimundo das Mangabeiras realizou nesse sábado, 28, no Auditório da Câmara de Vereadores, um encontro formativo com os diretores e coordenadores escolares da rede municipal de educação. O encontro formativo com os diretores e coordenadores foi um complemento às atividades desenvolvidas no Tríduo Pedagógico, realizado entre esses dias 25 e 27.

O encontro teve como mediador o Professor Eric Frederico, que trabalhou os temas: “Como melhorar a formação continuada de sua equipe” e “Compreensão do papel do Coordenador e Diretor”. Ele foi auxiliado pelas professoras Ana Soraya Plum, Valéria Vasquez e Talita Costa, que fizeram os três dias de formação do Tríduo.

O Professor Eric enfatiza que “a formação não só deve ser constante, como necessária a cada dia dos professores, gestores e qualquer membro da organização escolar”. Eric sustenta que um dos grandes desafios para os gestores escolares é ter o apoio do corpo docente na execução das atividades pretendidas, mas que, “esse é um problema que a formação que nós estamos dando procura solucionar”. A Formação apresentou diversas estratégias que têm por objetivo fazer com que o relacionamento entre gestores e professores ocorra da melhor forma.

A Diretora do Centro de Ensino Infantil (CEI) Filozinha Martins, Professora Tânia Barros, ver nas formações continuadas, tanto a realizada com todos os professores, quanto a realizada com diretores e coordenadores, uma oportunidade “para administrar melhor, nos socializarmos melhor e compartilhar [informações] de uma forma bem produtiva”. Sobre a formação desse sábado, ela disse esperar que os conhecimentos debatidos proporcionem a diretores e coordenadores a também serem “mediadores dos nossos professores”.

Coordenador na Escola São Luís Gonzaga, no Povoado Vale Verde, Robson Oliveira considera que o encontro “é de fundamental importância para todos nós nos aperfeiçoarmos mais na nossa pratica pedagógica”. Ele acredita que esse tipo de encontro ajuda para que o ensino tenha mais qualidade e na melhoria do trabalho dos coordenadores, no auxílio aos professores. “A parte que mais me chamou atenção foi quando foi lembrado sobre o diálogo, que é importante manter o diálogo dentro de uma instituição escolar”, ressalta.

Segundo a prefeitura, "Preparar a equipe técnica para direcionar os trabalhos a serem desenvolvidos nas unidades educacionais é uma preocupação da gestão municipal. Equipes preparadas e motivadas são fundamentais para que a rede municipal de educação tenha sucesso em suas atividades."