segunda-feira, 5 de julho de 2010

Realizada reunião com secretários (as) municipais de agricultura e de meio ambiente do Território de Desenvolvimento Rural Sustentável Cerrado Sul Maranhense

Reunidos na cidade de Riachão dia 02 de julho, os membros do conselho de desenvolvimento rural sustentável cerradao sul maranhense se reuniram com secretários (as) de agricultura e de meio ambiente de municípios da região sul do Maranhão no I Encontro de Secretários(as) Municipais de Agricultura e de Meio Ambiente do Território de Desevolvimento Rural Sustentável Cerrado Sul Maranhense. O evento contou com a presença de representantes do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário), SEMA (Secretaria de Estado do Meio Ambiente), SAGRIMA (Secretaria Estadual de Agricultura Pecuária e Pesca) de municípios da região e da sociedade civil. Os secretários (as) e os membros do conselho de desenvolvimento rural sustentável debateram sofre os rumos para a agricultura sustentável na região, preservação ambiental com ênfase na integração com agricultura sustentável no território.

O Território de Desenvolvimento Rural Sustentável Cerrado Sul Maranhense é composto por 16 municípios da região sul do Maranhão: Alto Parnaíba, Balsas, Benedito Leite, Carolina, Feira Nova, Formosa da Serra negra, Fortaleza dos Nogueiras, Loreto, Nova Colinas, Riachão, Sambaiba, São Domingos do Azeitão, São Felix de Balsas, São Pedro dos Crentes, São Raimundo das Mangabeiras e Tasso Fragoso.

O Território de Desenvolvimento Rural Sustentável Cerrado Sul Maranhense foi criado dia 30 de janeiro de 2009 em São Raimundo das Mangabeiras num seminário sobre a importância de criar tal território, tendo sido reconhecido dia 20 de Novembro, pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável.

Cada município é representado por quatro representantes, dois do poder publico e dois da sociedade civil, sendo dois titulares e dois suplentes que juntos compõem o conselho do território. A cada dois meses o conselho se reúne em um dos municípios do território para discutir diversos temas relacionados ao desenvolvimento rural sustentável como: proteção do meio ambiente, assistência técnica e a busca por um sistema de produção mais sustentável e solidário para agricultura, pecuária e pesca.